Cabaz de produtos não alimentares está 15 euros mais caro. Estes são os produtos com maiores subidas

Um cabaz de produtos não alimentares é agora 15,04 euros mais caro do que no início do ano, o que representa uma subida de 5,86%, revela uma análise do comparador de preços KuantoKusta à variação de preços de produtos não alimentares de compra entre 4 de Janeiro e 4 de Junho deste ano.

No início de 2023, o cabaz de produtos analisado pelo KuantoKusta custava, em média, 256,52 euros. Passados cinco meses, os preços dos mesmos produtos subiram para 271,56 euros. no cabaz incluem-se produtos de higiene pessoal, cuidados do cabelo, cuidados do corpo, depilação, cuidados da barba e alimentação para animais.

De acordo com os dados, as maiores subidas de preços foram registadas na máscara para o cabelo (+20,03%), na recarga de lâminas para homem (+18,85%) e na máquina manual de depilação para mulher (+14,81%). Por outro lado, verificam-se descidas nas pastas de dentes (-0,73%), gel de banho (-2,33%) e champô (-2,72%).

No que toca aos produtos de compra recorrente de puericultura, o cenário revela-se mais animador, com uma variação total de menos 0,93% no custo do cabaz analisado, que inclui fraldas, toalhitas, chupetas, creme muda fraldas, estojo de higiene, leite lactente, papa, iogurte, cremes, escova e pasta de dentes.

Isto significa, explica o KuantoKusta, que a 4 de Janeiro, o cabaz custava 144,64 euros e registou uma ligeira descida de 1,35 euros nos cinco meses seguintes, passando a custar 143,29 euros.

As maiores variações de preços nesta categoria ocorreram em escovas e pastas de dentes (-10,76%) e chupetas (-9,27%), enquanto produtos como leite lactante (+6,30%) e papas (+4,81%) apresentaram uma tendência de subida nos preços.

«A inflação e o impacto que teve nos preços destes produtos ainda se reflecte na carteira dos consumidores. Todos os artigos analisados são de compra recorrente, ou seja, as oscilações de preço, mesmo que possam parecer pequenas, a longo prazo têm impacto significativo na carteira do utilizador», diz, em comunicado, Ana Rego, gestora de Comunicação do KuantoKusta.

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