
CA Seguros: Foco no crescimento sustentável e na inovação contínua
Fundada em 1994, a CA Seguros tem trilhado um percurso de crescimento sustentável. Em 2024, ano em que celebrou 30 anos de história, reafirmando o seu compromisso de qualidade e proximidade aos clientes, a empresa atingiu mais de 30 milhões de euros em Produção Nova. «Um resultado excepcional que reflecte o empenho das nossas equipas e a parceria sólida com as Caixas Agrícolas», sublinha João Pedro Borges, presidente da CA Seguros.
A empresa foi distinguida pela satisfação dos clientes e pelo envolvimento dos colaboradores, que reconheceram a CA Seguros como uma excelente empresa para trabalhar. «O crescimento e os resultados alcançados superaram todas as expectativas, consolidando 2024 como o melhor ano de sempre da CA Seguros», diz o presidente, salientando que protegendo, hoje, mais de 450 mil clientes, a empresa mantém uma liderança sólida na satisfação dos segurados.
Em 2024, a CA Seguros foi novamente distinguida pelos seus clientes, sendo reconhecida pelo 7.º ano consecutivo como líder no sector de Seguros Não Vida no estudo BECX – Best European Customer Experience. Uma distinção que reflecte a aposta na experiência do cliente, transparência e clareza da comunicação.
A excelência foi também evidenciada no Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado – 2023, da ASF, onde a CA Seguros manteve o menor rácio de reclamações no seguro automóvel, consolidando a sua posição no sector.
No reconhecimento interno, foi distinguida pelo 7.º ano consecutivo no Índice da Excelência, alcançando o 1.º lugar na categoria de Médias Empresas e no sector BSSF – Banca, Seguros e Serviços Financeiros. Também integrou, pela 7.ª vez consecutiva, o estudo Melhores Empresas para Trabalhar.
Adicionalmente, no Best Workplaces 2024, conquistou o 6.º lugar no ranking geral e o selo Best Workplaces em Wellbeing, atribuído pela Great Place to Work, reforçando o compromisso com o bem-estar dos colaboradores e com um ambiente de trabalho saudável.
«Estes reconhecimentos validam o nosso compromisso com a qualidade, a inovação e a proximidade. Destacam o investimento contínuo no bem-estar dos colaboradores, na satisfação dos clientes e na evolução constante dos nossos produtos e serviços. Acreditamos que um ambiente de trabalho positivo é determinante na prestação de um serviço de excelência, e a inovação é essencial para oferecer soluções eficientes e acessíveis, adaptadas às reais necessidades dos clientes», comenta João Pedro Borges. O mesmo profissional acrescenta que estes prémios os motivam a superar desafios e a elevar os padrões de excelência.
Para atingir estes reconhecimentos e fazer evoluir a CA Seguros importa praticar a escuta activa dos clientes. Através de inquéritos, análise de reclamações e interacções directas, a empresa ajusta a sua oferta às necessidades, garantindo soluções mais próximas e transparentes.
«Acompanhamos as tendências de mercado, lançando produtos inovadores, como os planos Vintage do CA Saúde e a cobertura de Saúde Mental. Reconhecendo a valorização dos animais de estimação, criámos o CA Cães & Gatos, enquanto o CA Ciclista responde ao crescimento da mobilidade sustentável», salienta.
A digitalização é outra prioridade: a App CA Seguros, o CA Seguros Online e o canal WhatsApp simplificam a gestão de seguros, tornando-a mais célere e acessível aos clientes. O presidente da CA Seguros recorda: «Fomos pioneiros na digitalização de documentos há mais de 15 anos, e, mais recentemente, introduzimos soluções como o eSign, a App CA Seguros, a CA Seguros Online e o WhatsApp.»
AS GERAÇÕES MAIS NOVAS
Para criar relação com as gerações mais novas, a CA Seguros tem investido fortemente na presença digital, com enfoque em redes sociais, criando conteúdos relevantes e interactivos que falam a sua linguagem e respondem às suas necessidades.
O desenvolvimento de produtos simplificados e canais digitais reflecte a procura desta geração por soluções práticas, acessíveis e imediatas. «A parceria com a moey! permitiu-nos oferecer seguros alinhados com os seus hábitos de consumo, como seguros de viagem e para animais, garantindo uma experiência digital fluida e intuitiva», lembra João Pedro Borges.
Simultaneamente, a empresa marca presença em eventos que captam o interesse deste público, como feiras e festivais de Verão nos stands do Crédito Agrícola e provas desportivas, onde promove as suas soluções e interage directamente com os visitantes.
ENRIQUECER A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
E entre as principais funcionalidades que os clientes poderão encontrar no novo site da CA Seguros, destacam-se a possibilidade de simular seguros, pedir assistência e participar sinistros de forma rápida.
O site também disponibilizará acesso directo aos canais de apoio ao cliente, garantindo um atendimento mais ágil. Além disso, os utilizadores poderão consultar a rede de parceiros, obter informações institucionais e submeter candidaturas espontâneas, reforçando a transparência e a proximidade. «Acima de tudo, o novo site será uma plataforma interactiva, que enriquece a experiência digital dos nossos clientes», assegura o presidente da empresa.
Para o futuro, o foco continuará a ser o crescimento sustentável e a inovação contínua. «Queremos aumentar a penetração dos seguros não vida entre os clientes do Crédito Agrícola, através de cross-selling e reforço da actividade comercial », revela João Pedro Borges, que acrescenta: «Apostaremos na inteligência artificial, optimizando processos e personalizando a oferta.» A sustentabilidade será também uma prioridade, com a integração de critérios ESG em todas as áreas da operação da CA Seguros.
A empresa continua a apostar na qualidade, evidenciada pelas certificações ISO 9001 (Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade) e ISO 22301 (Business Continuity Management Systems).
IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL
A sustentabilidade é um pilar essencial na CA Seguros, reflectindo-se na forma como opera, nos seus produtos e no impacto social e ambiental. Em 2024, a empresa reforçou este compromisso com iniciativas que promovem a protecção ambiental, a mobilidade sustentável, a literacia financeira e a saúde.
No âmbito ambiental, continuou a reflorestação na Serra de Sintra com a associação “Plantar Uma Árvore”, apoiou os Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique e realizou uma limpeza de praia com a Brigada do Mar. Na mobilidade sustentável, promoveu um inquérito aos colaboradores para medir e reduzir a pegada carbónica das deslocações diárias.
A CA Seguros introduziu critérios ESG na concepção e tarifação dos seguros, alinhando-os com desafios ambientais e sociais e incentivou a desmaterialização de processos, promovendo a adesão aos canais digitais e reduzindo o consumo de papel.
No âmbito da solidariedade social, apoiou instituições como a Associação Protectora da Criança, O Dom Maior e O Cantinho da Milu, através de doações de bens e contributos financeiros. Promoveu ainda a iniciativa “Corrida à Box”, recolhendo equipamentos electrónicos para doação à Instituição Entreajuda. Também ofereceu medicamentos ao IPO e levou esperança a crianças carenciadas no Natal, distribuindo presentes e apoio. «Acreditamos que a solidariedade deve estar presente em todas as áreas da nossa actividade e continuaremos a desenvolver iniciativas com impacto positivo para a comunidade», garante o presidente da CA Seguros.
CELEBRAR 30 ANOS
As comemorações das três décadas de existência da CA Seguros iniciaram-se em Outubro de 2024 e prolongam-se até Dezembro de 2025, com diversas actividades para envolver colaboradores, parceiros e clientes. «Criámos um selo comemorativo dos 30 anos, entregue como forma de reconhecimento», conta João Pedro Borges, presidente da CA Seguros. Internamente, foram organizados eventos de celebração e convívio e actividades interactivas. Externamente, foi desenvolvida uma campanha digital e institucional para destacar a história e a visão para o futuro.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 343) da Marketeer.