CA Seguros: Dar autonomia aos clientes
Permitir uma maior autonomia aos clientes, agilizar a gestão dos seus produtos e sensibilizar e promover comportamentos mais sustentáveis têm sido os motores da aposta da CA Seguros no desenvolvimento de novas funcionalidades na App CA Seguros e CA Seguros Online.
«Já era possível solicitar assistência ou participar os sinistros através da App CA Seguros e da CA Seguros Online e agora os clientes podem ainda acompanhar as etapas do processo, nomeadamente consultar o seu estado, a definição de responsabilidades, o estado da peritagem, submeter ou visualizar documentação de sinistros e listagem de pagamentos efectuados. No seguro automóvel, podem inclusivamente agendar a peritagem», salienta Teresa Barreira, membro do Conselho de Administração Executivo. Também nas cobranças de apólices foram introduzidas melhorias, sendo já uma realidade o próprio cliente gerar uma referência Multibanco ou pagar os seguros através do MB WAY.
Além disso, com o objectivo de se aproximar mais dos clientes e do público em geral, criando e fortalecendo a relação de proximidade e confiança e dando-se a conhecer à comunidade, a CA Seguros entrou no Facebook e Instagram. A responsável explica porquê: «As redes sociais permitem quebrar barreiras e desmistificar alguns conceitos de seguros e ficar mais perto do público jovem, que serão os futuros clientes.»
Quanto aos produtos, o seguro CA Saúde, além dos dois novos planos Vintage, foi reforçado com a cobertura de saúde mental. «Reconhecemos a crescente importância da saúde mental como parte integrante da saúde global de uma pessoa. Os problemas do foro psicológico assumem cada vez maior prevalência em Portugal, desde os jovens aos seniores, e podem ser debilitantes e ter um impacto significativo na sua qualidade de vida.» A cobertura inclui consultas de psicologia e psiquiatria presenciais ou através do serviço Médico Online, tratamentos de psicoterapia e internamento psiquiátrico.
A CA Seguros tem vindo também a apostar na protecção tecnológica, disponibilizando uma cobertura de assistência tecnológica no seu seguro CA Habitação. Esta cobertura inclui os serviços de assistência tecnológica remota, segurança digital e controlo, recuperação de dados, teletrabalho, compra online/ID protection.
Na assistência tecnológica remota é disponibilizado o contacto com um técnico especialista, através de uma plataforma multicanal, chat, telefone ou e-mail. Este fornece o apoio para qualquer dispositivo electrónico existente na habitação, podendo ajudar ainda com as configurações e gestão dos diferentes aparelhos, resolvendo à distância eventuais ocorrências. Em caso de necessidade o técnico pode deslocar-se ao domicílio.
APOSTA NA OMNICANALIDADE
A CA Seguros aposta numa estratégia omnicanal, desde o presencial, através das Agências CA, a uma vasta oferta de canais digitais, por forma a prestar um serviço de qualidade e ajustado a todo o tipo de clientes. A comercialização dos produtos é maioritariamente feita através das Agências CA que, segundo a membro do Conselho de Administração Executivo, estão dotadas de profissionais qualificados para a venda de seguros, com especial foco nos Responsáveis de Seguros, que dispõem do melhor conhecimento e formação nesta área, apresentando aos clientes a melhor oferta para as suas necessidades. A subscrição pode ser feita presencialmente ou à distância através da funcionalidade eSign.
A solução eSign permite a assinatura dos contratos à distância com possibilidade de aceitação e validação do seguro através da internet e telemóvel, sem necessidade de papel e sem assinaturas. É ainda possível, através deste mecanismo, alterar o método de pagamento ou de fraccionamento do prémio da apólice, alterar a conta bancária e aceitar o pagamento de sinistros.
Quando o cliente se desloca a uma Agência, tem também a possibilidade de assinar através de um terminal digital.
Em produtos de venda simples, é possível os clientes subscreverem as apólices através da App CA Seguros ou da CA Seguros Online. Estas ferramentas permitem, ainda, a participação de sinistros ou a consulta da documentação online.
O WhatsApp é mais um canal que integra a presença omnicanal da CA Seguros, com o intuito de melhorar a experiência do cliente. «Está presente no seu dia-a-dia e acreditamos que vai facilitar a gestão dos seguros e processos de sinistro», salienta.
Através do WhatsApp da CA Seguros os clientes ou sinistrados podem aceder, em tempo real, a informações sobre os dados e documentos das suas apólices, fazer a participação e acompanhamento de sinistros, actualizar os seus dados pessoais, pedir assistência, verificar cobranças, criar referências multibanco para pagamento de apólices, entre outras funcionalidades. Esta ferramenta reforça a relação de proximidade com os clientes, na medida em que está disponível 24h por dia, e permite um contacto próximo e directo sempre que necessitem.
BEM-ESTAR DOS COLABORADORES
A CA Seguros tem demonstrado um compromisso significativo com a sustentabilidade, alinhando-se com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente os ODS 3, 4, 8, 10, 11, 12, 13 e 15. Esta abordagem abrangente traduz-se numa ampla gama de iniciativas que visam reduzir a pegada e promover um ambiente mais saudável e equitativo.
Têm sido feitas várias acções no sentido de promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores, como a oferta de seguros de saúde para colaboradores e respectivas famílias, medicina do trabalho, consultas de clínica geral e de psicologia gratuitas, vacina contra a gripe, entrega de medicamentos ao domicílio ou na empresa com desconto, ginástica laboral, descontos em ginásios, sopa e uma peça de fruta diários.
Além disso, a empresa favorece relações de trabalho estáveis e duradouras. A maioria dos colaboradores encontra-se com contrato efectivo de trabalho, sem termo. «Investimos no desenvolvimento de competências e adoptamos um modelo de trabalho híbrido, no qual os colaboradores vão à empresa duas vezes por semana, promovendo um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.»
Já a contribuição para a sustentabilidade ambiental envolve a redução do consumo de energia e a eficiência energética. As instalações possuem a certificação de energia classe A, privilegiando a utilização de materiais sustentáveis na sua remodelação e a electricidade consumida é 100% proveniente de fontes renováveis. Também reduziu o consumo de papel, com a maioria dos documentos a ser enviada pela via digital. Por outro lado, em termos de mobilidade, a frota automóvel foi gradualmente renovada para viaturas eléctricas e híbridas, sendo as emissões de CO2 em deslocações para o trabalho controladas e reduzidas.
A CA Seguros promove a mobilidade sustentável, disponibilizando estacionamento para bicicletas e oferece o passe social aos colaboradores que se desloquem em transporte público. Ainda no âmbito ambiental, vão plantar 1000 árvores na Serra de Sintra no dia 30 de Novembro, que vai permitir reflorestar parte do Parque Nacional Sintra-Cascais.
No que toca ao merchandising, passaram a ser privilegiados materiais e processos sustentáveis, como a produção de folhetos em papel reciclado. Reduziram o uso de plástico e descartáveis, disponibilizando garrafas de vidro e loiça reutilizável aos colaboradores.
Do lado dos clientes e público em geral foram reforçados os seguros de saúde com planos dedicados ao segmento sénior e com coberturas de saúde mental, promovidos conteúdos de literacia financeira, saúde, prevenção rodoviária, quer nas redes sociais, quer através de e-mail marketing. Através de parcerias com a Portugal Chama e a Quake, a CA Seguros tem feito ainda todo um trabalho de sensibilização para os temas dos incêndios florestais e riscos sísmicos.
«O nosso compromisso é contínuo. As metas para o futuro incluem a expansão de iniciativas sustentáveis, a redução da nossa pegada de carbono, e a promoção da igualdade e inclusão. Estamos determinados a contribuir para um mundo mais saudável, justo e sustentável», assegura Teresa Barreira.
DE OLHO NOS JOVENS E NOS SENIORES
A população em Portugal está cada vez mais envelhecida. De acordo com dados do Eurostat, Portugal é o terceiro país da UE com a idade média da população mais elevada e tem vindo a aumentar gradualmente ano após ano. «As pessoas com mais idade enfrentam um risco acrescido de problemas de saúde e daí nasce a importância do lançamento de duas soluções dentro do CA Saúde, em parceria com a Médis, específicas para clientes entre os 55 e os 75 anos», explica Teresa Barreira, que salienta que os custos com os cuidados de saúde tendem a aumentar com a idade, devido à necessidade de tratamentos médicos mais frequentes e especializados. «Um seguro de saúde pode ajudar a mitigar esses custos.»
A CA Seguros lançou recentemente dois novos planos no seguro CA Saúde para clientes entre os 55 e 75 anos, o Vintage e o Vintage Plus. Ao subscreverem estes planos os clientes têm acesso a uma vasta rede médica que está disponível para consultas, exames e análises. Ficam ainda protegidos em situações de internamento, dispondo o Vintage Plus de cobertura de doenças graves com um capital de um milhão de euros.
Outra vantagem dos novos planos da empresa é o facto de os clientes terem acesso a descontos na rede Médis em actos médicos dentários e ópticas e ainda a oferta anual da vacina contra a gripe. O seguro inclui ainda acesso a serviços de assistência ao domicílio desenhados especificamente para este segmento, como, por exemplo, a entrega de medicamentos em casa, fisioterapia, enfermagem, análises clínicas, limpeza e higiene pessoal, serviços de alimentação, entre outros, e apoio médico onde e quando o cliente quiser, disponível 24h por dia, através do serviço de médico online, médico em casa ou por telefone através da linha CA Saúde. Acresce que os novos planos oferecem acesso à rede de saúde e bem-estar e check-up anual que podem ajudar a detectar problemas de saúde precocemente.
Uma vez contratados, os planos Vintage não têm idade limite de permanência e os clientes não necessitam de responder a questionários médicos, o que acaba por simplificar a subscrição do seguro. Por outro lado, o prémio nestas soluções é fixo, ou seja, não altera com o avançar da idade.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 328) da Marketeer.