CA Seguros: Cada vez mais acessível
Sabia que já pode aceder aos serviços da CA Seguros sem sair do seu automóvel? A seguradora tornou-se a primeira do sector em Portugal a disponibilizar os seus serviços no sistema Android Automotive.
Com esta novidade, os condutores/clientes da CA Seguros passam a poder instalar a nova aplicação da CA Seguros no sistema de infotainment do seu veículo e – sem recurso ao telemóvel – aceder às funcionalidades directamente ligadas ao automóvel, desfrutando de uma melhor experiência de condução e segurança na estrada.
Conseguirão ainda consultar apólices, pedidos de assistência ou partilhar a localização do seu veículo automóvel. Outras vantagens incluem a possibilidade de listar as apólices CA Automóvel e seleccionar a apólice no contexto do veículo, pedir assistência e acompanhar em tempo real esse pedido, listar a rede de parceiros CA Seguros mais próxima e respectivos detalhes, podendo realizar uma chamada telefónica para os mesmos.
Esta ferramenta, que foi desenvolvida em conjunto com a empresa DXSpark, como parceira de desenvolvimento tecnológico, reforça o compromisso da CA Seguros na área da inovação. «A inovação desempenha um papel fundamental na CA Seguros e desde muito cedo faz parte do ADN da companhia», afirma fonte oficial da CA Seguros. E acrescenta: «Estamos em constante procura por sistemas e soluções inovadoras que possam ser integradas nos produtos, serviços, processos ou modelo de negócio, para podermos prestar um serviço de excelência aos nossos clientes, às Caixas Agrícolas e proporcionar aos nossos colaboradores melhores práticas e desempenho no seu dia a dia».
NOVOS SERVIÇOS DIGITAIS
A inovação no seio da CA Seguros abrange muitas outras áreas da vida dos seus clientes, estando ao seu lado em todos os momentos e através de diferentes canais e pontos de contacto, numa estratégia verdadeiramente omnicanal. Nesse sentido, recentemente, foi lançada a App CA Seguros e a área de cliente CA Seguros Online, que agilizam a gestão dos seguros por via digital, em qualquer momento e a partir de qualquer lugar, desde a simulação e contratação de apólices até à participação e acompanhamento do sinistro, podendo inclusivamente os clientes realizar uma consulta médica CA CliniCard por videochamada através da app.
Face ao sucesso e rápida aceitação da App CA Seguros e do serviço CA Seguros Online, a companhia decidiu reforçar e optimizar os serviços disponíveis. Nesse âmbito, foi melhorada a informação de cobranças e introduzida a possibilidade de gerar uma referência Multibanco para o pagamento do prémio ou de efectuar esse pagamento através do MB Way.
No âmbito dos sinistros, passou a ser possível – além da participação de sinistros que já está disponível em diversos produtos – consultar a situação do processo, da peritagem, enviar e visualizar documentos ou marcar peritagens no âmbito do seguro CA Automóvel.
De forma a melhorar o serviços pós-venda, a companhia tem um conjunto de desenvolvimentos em pipeline, que irão facilitar a participação digital de sinistros, nomeadamente a disponibilização de formulários web. «Desta forma, procuramos descomplicar o processo de participação de sinistros tornando-o mais simples e célere. Por outro lado, com este desenvolvimento estamos a contribuir para um planeta mais verde reduzindo o consumo de papel», salienta a mesma fonte. «Prevemos ainda em 2023 reforçar os serviços da App CA Seguros e da CA Seguros Online tornando estas ferramentas mais completas e a sua utilização mais fácil para os nossos clientes», reitera.
SAÚDE PARA TODOS
As novidades da CA Seguros na área da inovação estendem- -se também à Saúde. Recentemente, a seguradora lançou, em parceria com a Médis, a cobertura de saúde mental, que inclui consultas de psicologia e psiquiatria presenciais ou à distância, através do serviço Médico Online, tratamentos de psicoterapia e internamento psiquiátrico.
«De acordo com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, 23% da população portuguesa sofre de algum tipo de doença mental, onde se incluem a ansiedade, a depressão ou perturbações de humor. Por isso é tão importante tratar deste tipo de doenças, como tratar as doenças físicas», frisa fonte oficial da CA Seguros.
Em breve, e também em parceria com a Médis, a CA Seguros irá lançar dois novos planos para o segmento sénior: o CA Saúde Vintage e o CA Saúde Vintage Plus. Estes planos serão dirigidos a clientes entre os 55 e os 75 anos, protegendo-os em situações de internamento, ambulatório e doenças graves, deixando a idade de ser preocupação no que se refere a um seguro de saúde.
Os clientes CA Saúde Vintage terão ainda acesso à medicina dentária na Rede Médis a preços convencionados, ao serviço Médico Online, à rede de farmácias e rede Médis. Além disso, os novos planos contam com uma ampla cobertura de assistência com acesso a diversos serviços ao domicílio, como a entrega de medicamentos, enfermagem, fisioterapia e alimentação.
HISTORIAL DE DISRUPÇÃO
Na CA Seguros, a inovação é uma constante desde há muitos anos. A primeira grande inovação implementada pela companhia foi a gestão documental, numa altura em que ainda pouco se falava em digitalização em Portugal. Há mais de 15 anos que a documentação que entra na empresa é digitalizada, classificada e a sua imagem distribuída digitalmente pelas diversas áreas da companhia. «O papel deixou de ser uma realidade a circular nas nossas instalações, já há muitos anos», refere fonte oficial da CA Seguros.
Nos últimos anos, a aceleração do processo de digitalização da empresa foi evidente e a criação do Gabinete de Organização e Inovação foi precisamente uma resposta a esta evolução, tendo sido implementadas e desenvolvidas novas metodologias de trabalho e de prestação de serviços. Em 2015, foi implementado o Sistema de Apoio à Venda e Emissão (SAVE) de apólices, que integra a simulação com a emissão de apólices poupando trabalho aos colaboradores das Caixas Agrícolas e aos clientes, pois toda a informação recolhida no âmbito da cotação é transposta para a proposta de seguro, minimizando o erro e agilizando a contratação da apólice.
Três anos depois, foi lançado o eSign, um sistema de aceitação de seguros à distância. Através deste serviço, o cliente, sem se deslocar a uma agência, pode aceitar a proposta de seguro via e-mail com recurso a código de validação no telemóvel. «Esta solução facilita a contratação de seguros, acompanha as actuais preocupações ambientais, porque também contribui para a redução do consumo de papel, reduz o trabalho administrativo e simplifica a vida dos clientes», sublinha a mesma fonte.
Mais recentemente, a CA Seguros lançou então a App CA Seguros e a área de cliente CA Seguros Online, que agilizam a gestão dos seguros por via digital. Em parceria com a resseguradora Swiss Re, disponibilizou ainda aos clientes com seguro automóvel a solução CA Best Driver, que promove a segurança rodoviária através da análise de comportamentos de condução e do envio de dicas para a sua melhoria, através de uma app. Os clientes com bons scores de condução são premiados com a devolução de até 25% do prémio de seguro pago e em simultâneo, semanalmente acumulam coins, com as quais podem resgatar vouchers de vários parceiros, que são marcas de referência no mercado.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 319) da Marketeer.