C&A lança primeira t-shirt 100% reciclável

As novas t-shirts da C&A são tão orgânicas que se podem comer. Não é esse o seu propósito, mas é uma forma de mostrar como todos os componentes que fazem parte deste produto não são prejudiciais para a saúde dos humanos. Também não o são para o ambiente, tornando estas t-shirts 100% recicláveis.

A C&A é a primeira marca de vestuário do mundo a produzir e vender produtos com o nível Gold da certificação Cradle to Cradle. Isto significa que atingiram resultados excelentes no que respeita à utilização de energias renováveis na produção do artigo, sustentabilidade social e recurso a matérias-primas orgânicas, entre outros parâmetros. Existe ainda um nível acima, o Platinum, para o qual a marca garante estar a trabalhar.

As novas t-shirts recicláveis chegam a 18 mercados europeus no dia 1 de Junho, incluindo Portugal, disponíveis em dois modelos para mulher e em várias cores. Um deles poderá ser adquirido por 6,90 euros e o outro por 9,90 euros. Mais tarde, será a vez do Brasil e do México receberem a novidade, sendo que neste caso haverá também um modelo para homem.

O conceito criativo em que assenta a comunicação das novas t-shirts é “Designed to be recycled”, reforçando o carácter biodegradável e ecológico do produto. Donald Brenninkmeijer, Chief Brand, Customer and Sustainability Officer da C&A, explicou à Marketeer que poderia ser confuso optar por uma estratégia de Marketing em que a certificação Cradle to Cradle fosse o centro: «Seria demasiada informação.»

Para o consumidor, existem três caminhos propostos para dar uma nova vida à t-shirt, numa lógica de moda circular. Assim que já não quiser usar mais a t-shirt, o consumidor pode optar por doá-la a uma associação de solidariedade, enviá-la por correio para a organização Fashion for Good (que a transformará noutros produtos) ou colocá-la no sistema de compostagem doméstico (caso seja uma possibilidade).

Fashion for Good

Há pouco mais de um mês, a C&A Foundation lançou-se numa nova aventura, tendo em mente a moda circular, ao criar a Fashion for Good. Trata-se de uma iniciativa que pretende juntar organizações, marcas, investidores e investigadores no desenvolvimento de novos produtos e soluções que promovam a circularidade do sector.

A ideia é que o conhecimento já adquirido pela C&A possa ser partilhado com outras empresas para que a moda circular se possa tornar uma realidade. «Não queremos que seja um segredo nosso. Não é algo que possamos fazer sozinhos», afirmou Donald Brenninkmeijer.

Texto de Filipa Almeida

Artigos relacionados