Butlers chega a Espanha para rivalizar com Ikea
O Grupo alemão de artigos para o lar Butlers planeia abrir entre 40 a 60 lojas nas principais capitais espanholas. A marca, que chegou há algumas semanas a Espanha, inaugurou duas lojas em Madrid e pretende tornar-se uma alternativa ao gigante sueco da decoração, Ikea. O conceito da Butlers é, no entanto, menos ambicioso que o da multinacional sueca: locais de acessórios para o lar, a preços acessíveis e com artigos de rotação elevada.
Em entrevista ao diário económico espanhol Cinco Días, Jörg Arndt, managing director da Butlers, reconheceu que a chegada ao mercado espanhol foi favorecida. “A crise do sector imobiliário permitiu-nos aceder a locais que há uns anos nos seriam impossíveis”, afirma. Quanto ao plano de expansão em Espanha, Angst afirma ainda que “não há pressa. Vamos abrindo lojas quando acreditarmos que encontrámos os melhores locais”. Cada loja conta com um investimento de entre 200.000 a 250.000 euros. “Em Espanha há boa concorrência, mas creio que temos oportunidade, dado o conjunto de produtos que oferecemos”, assegura o managing director da marca. Antes do investimento no mercado espanhol, a Butlers analisou outros mercados como a França ou a Polónia, onde prevêem entrar em 2011.
“Escolhemos Espanha porque perguntámos aos empregados de Londres, Berlim e Viena de onde eram os clientes internacionais que visitavam as nossas lojas, e eram fundamentalmente espanhóis”, explica Jörg Arndt.
A Butlers tem actualmente 140 estabelecimentos, incluindo os da Hungria, Ucrânia ou Bulgária onde marca presença através de franchisings. Em Espanha, no entanto, a marca contará com locais próprios, preferencialmente em ruas. “Não fazemos publicidade, comunicamos com as nossa lojas e com a renovação dos produtos”, assegura Arndt.
Quanto às diferenças entre Espanha e os restantes mercados onde estão presentes, o responsável da Butlers reconhece que os horários de compra dos clientes espanhóis são maioritariamente vespertinos. Mais de 80% dos seus clientes são mulheres e o gasto médio de cada cliente situa-se entre os 15 e os 18 euros.