Brindes de plástico da McDonald’s e Burger King são alvo de críticas

Duas crianças britânicas deram início a uma petição para que a McDonald’s e a Burger King ponham fim aos brinquedos de plástico. Ella e Caitlin Wood criticam as duas cadeias de restauração por distribuírem brindes cujo destino é invariavelmente o caixote do lixo: «Gostamos de comer no Burger King e no McDonald’s, mas as crianças apenas brincam com os brinquedos de plástico que eles oferecem durante alguns minutos antes de serem deitados fora, acabando por fazer mal aos animais e por poluir o mar», dizem na petição lançada no site Change.org, que soma já mais de 335 mil assinaturas.

Em declarações à CNBC, porta-voz da McDonald’s adianta que será levada a cabo uma redução do número de brinquedos de plástico oferecidos já na segunda metade deste ano. «No entanto, isto não é indicativo de um novo compromisso para a redução do plástico nos brinquedos do Happy Meal. Este período promocional de seis meses no Reino Unido providenciará um conjunto de diferentes opções aos clientes, incluindo jogos de tabuleiro, livros e peluches», indica o porta-voz. Para lá de 2019, a McDonald’s escusa-se a fazer previsões, adiantando apenas que está empenhada em reduzir a utilização deste material de forma transversal, em todo o negócio.

A Burger King, por seu turno, garante estar à procura de formas de reduzir o impacto ambiental da empresa. Em declaração enviada à mesma publicação, a cadeia diz estar a desenvolver brinquedos alternativos e embalagens mais sustentáveis, que mereçam a aprovação dos mais novos. As novidades serão testadas no mercado britânico já em Outubro.

Artigos relacionados