Brasmar: 20 anos de paixão pelos produtos do mar

O percurso de duas décadas iniciou-se com uma profunda paixão pelo mar e mantém uma forte ligação com a cultura e a tradição dos oceanos.

Sérgio Silva, presidente do Conselho de Administração do Vigent Group, reuniu, em 2003, uma equipa de gestores, com a qual concebeu um projecto audacioso, na área de produtos do mar, assente em elevados princípios éticos de trabalho e que foi crescendo exponencialmente, quer organicamente, quer por via de aquisições estratégicas.

Nesse sentido, o primeiro grande salto é dado em 2007, com a construção de uma nova unidade de transformação e armazenagem de peixe congelado na Trofa, com 7000 m2, para responder ao reconhecimento crescente dos mais exigentes clientes do sector.

O processo de aquisições inicia-se em 2010, com a integração de 50% no capital da Grupomar (reputada empresa de comércio de bacalhau). A expansão continua em 2012, com uma nova ampliação da unidade da Trofa em mais de 6000 m2 e, em 2013, é constituída a empresa Marnobre, no Brasil.

A internacionalização aprofunda-se em 2015, com a aquisição de 50% do capital das empresas Alesund Seafood e Brodr Aerseth, na Noruega. Em paralelo, a área de bacalhau consolida-se em 2016, com a aquisição da empresa Friaveiro (uma das mais antigas empresas de seca de bacalhau na Gafanha da Nazaré), adquirindo a totalidade do capital da Grupomar.

A partir de 2017, a Brasmar fortalece a sua reputação no mercado com a criação de uma nova área de processamento de cefalópodes na unidade da Trofa e reforça a imagem corporativa através do rebranding da marca Brasmar.

Em 2019, foi constituído o Grupo Brasmar SGPS, que se transformou num dos maiores players ibéricos no sector alimentar de produtos do mar, com a aquisição de duas empresas em Espanha: La Balinesa (especializada em produtos fumados) e a Foncasal (especializada em cefalópodes cozidos), ambas com elevado reconhecimento nos mercados onde operam.

A força comercial projecta-se mais além, em 2020, com a constituição de uma delegação comercial nos EUA e outra em Itália. No ano de 2021, a Brasmar adquire a maioria do capital de uma empresa especializada na distribuição de produtos do mar refrigerados em França (Sedisal). Com o objectivo de dinamizar as vendas para o Reino Unido, em 2023 avança com a aquisição de uma empresa especializada em produtos congelados para o sector grossista (Holmes).

A BASE INDUSTRIAL

Estas operações permitiram ampliar a oferta da já vasta gama de produtos do mar congelados e refrigerados da Brasmar e decorrem dos objectivos traçados pela empresa de fortalecer a sua projecção no mercado, ingressar em novos modelos de negócio e continuar a expansão internacional. «Construímos as nossas equipas, multinacionais e multidisciplinares, para exportar para mais de quarenta países e mantemos presença directa no Brasil, Espanha, EUA, França, Inglaterra, Itália e Noruega», frisa Sérgio Reis, CEO da Brasmar. «Num mercado muito competitivo, destacamo-nos pela performance operacional, organizacional e financeira que alicerçam a confiança dos nossos accionistas», acrescenta o responsável.

Equilibrando ambição e pragmatismo, a empresa desenvolveu uma plataforma industrial tecnologicamente avançada, com seis unidades que se destacam pela performance, qualidade e padrões de segurança – três unidades em Portugal, duas em Espanha e uma na Noruega. Sobre esta base, a Brasmar edificou um portefólio vasto e diversificado de marcas de produtos do mar congelados, refrigerados e salgados.

«A segurança e qualidade dos nossos produtos são elementos que fidelizam os nossos clientes e nos permitem entrar em novos mercados. Para tal, operamos com base nos standards da certificação em qualidade e segurança alimentar IFS Food e Halal. Para Ambiente e Segurança somos certificados em ISO 45001:20018 e ISO 14001:2015. Em cada uma das unidades possuímos procedimentos e sistemas de controlo que acompanham todas as fases do processo produtivo, garantindo que o produto sai das nossas instalações com os mais exigentes padrões de qualidade. A certificação é parte fundamental na relação com clientes, evidenciando-se nas mais altas classificações em auditorias internacionais. Enquanto operamos, promovemos a compra responsável e sustentável», sublinha Sérgio Reis.

Conscientes do seu impacto na sociedade, a empresa trabalha com determinação para um futuro mais sustentável. «A sustentabilidade ambiental faz parte integrante da estratégia de gestão da Brasmar e tem como objectivo a redução de Gases de Efeito de Estufa (GEE) em todas as nossas operações, aumentando a eficiência energética», acrescenta. Para tal, a empresa implementou duas centrais fotovoltaicas em autoconsumo, com uma potência total de aproximadamente 1,5 MW e vai prosseguir o investimento. «Estas centrais evitam a emissão de aproximadamente 520 toneladas de CO2 por ano, o equivalente a plantar 18 mil árvores. Em paralelo, contribuímos para o ecossistema de economia circular, colaborando em sinergias industriais para a protecção do ambiente e da saúde ao longo do ciclo de vida de um produto. Em 2022, a Brasmar enviou 384 toneladas de resíduos (cartão) para centros de reciclagem certificados», conclui Sérgio Reis.

A CULTURA

Na Brasmar, promove-se uma cultura cujos valores éticos enquadram os processos de selecção de pessoas e de gestão operacional. Essa cultura molda o ambiente de trabalho para uma matriz inclusiva e adaptável, e resume-se aos elementos-chave que constituem o acrónimo BRASMAR: Bem Fazer, Responsabilidade, Segurança, Motivação, Atitude e Resiliência.

O âmbito de actuação transcende os limites físicos da empresa e compromete-se com objectivos de desenvolvimento das comunidades onde se inserem as unidades industriais e comerciais, materializando-se em programas de saúde e bem- -estar para os colaboradores, no apoio às instituições de solidariedade social, na formação, através de parcerias com organizações de vários níveis de ensino e programas de estágios.

FOCO NO FUTURO

Hoje, como no início, Sérgio Silva aponta para o futuro com um olhar assertivo e claro. Quando recentemente galardoado com o prémio EY Entrepreneur of the Year Portugal, o mesmo sublinhou: «A capacidade de nos desafiarmos e de nos superarmos faz parte do nosso ADN. Integramos os mais modernos modelos de trabalho e de gestão, e acreditamos nas nossas equipas multidisciplinares e multinacionais para gerar a inovação que nos permitirá alcançar novos patamares. Queremos continuar a criar valor nas várias áreas de negócio em que operamos, prosperar com os nossos colaboradores e parceiros de negócios para construir um futuro sustentável.»

Acrescenta que «muito mais do que uma empresa, a Brasmar é uma família, com uma cultura movida por pessoas apaixonadas, inovadoras e dedicadas a levar mais além a paixão pelos produtos do mar»!

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Aniversário das Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 327) da Marketeer.

Artigos relacionados