Brands’ Magnetic Fields 2009

logo-bmf-09_pc-copyPedras Salgadas, azeite Gallo, Santander Totta, Nespresso, AXN ou Optimus foram apenas algumas das marcas consideradas este ano, pelos consumidores portugueses, como as mais magnéticas e que ontem receberam o prémio, desenvolvido pela Brandia Central. BMW, Superbock, Expresso, Coca-Cola, Zurich, Jumbo e Casal Garcia foram os restantes vencedores desta terceira edição.

O estudo, que é proprietário da Brandia Central, procura introduzir uma nova métrica de avaliação da força das marcas e que consiste no apuramento da capacidade de atracção das marcas junto dos consumidores (o que não é sinónimo necessariamente de opção pela compra da marca, ainda que indicie obviamente propensão para a sua preferência).

 

Ao longo destas três edições houve já algumas mudanças. Não apenas na metodologia em si – este ano apostou-se no inquérito online em detrimento do tradicional CATI -, como, também, nos próprios vencedores. Se a BMW continua a ser a marca mais magnética na categoria automóveis, já nas águas Pedras Salgadas destrona Luso. Também o canal AXN deixa a RTP1 para trás, em televisão, enquanto o Jumbo sucede ao Modelo nos supermercados e a Zurich destrona a Fidelidade Mundial. 

Automóveis: foram três as marcas classificadas de mais magnéticas. A BMW na primeira posição, logo seguida, a curta distância, pela Mercedes. Na terceira e quarta posição, ficam, respectivamente, a Audi e a VW;

Águas: Pedras Salgadas vence seguida de perto por Luso e, depois, por Vitalis. Quanto à notoriedade, e segundo o estudo da Brandia Central, «Luso contínua a ser a vencedora absoluta destacada, mas considerando as medidas de “magnetismo” situa-se em 2º lugar, a dois pontos de diferença da vencedora»;

Azeites: Gallo e Oliveira da Serra são os incontestáveis líderes, quer em notoriedade quer em magnetismo. No entanto, em notoriedade espontânea Gallo vence Oliveira da Serra de forma destacada;

Bancos: a marca SantanderTotta, surge como a mais “magnética” desta categoria, apesar de não figurar no ranking da notoriedade. A GGD, a mais notória, cai em “magnetismo” para o 5º lugar, ficando em 6º o Millenniumbcp, «facto que reflectirá todo o acidentado percurso negativo em termos de opinião pública a que estas marcas estiveram sujeitas em 2009», salienta a Brandia Central;

Cafés: Nespresso bate a marca Delta que continua, no entanto, a ser a mais notória;

Crédito directo: «Neste sector onde a média das notas atribuídas é a mais baixa de todas as categorias, Credifin surge como a vencedora absoluta do “magnetismo”, sendo somente a 3ª em notoriedade, indicador no qual a Cofidis se posiciona em primeiro lugar», revela o estudo;

Cervejas: Nesta categoria de produtos, Superbock vence destacada em toda a linha (magnetismo e notoriedade);

Jornais: Apesar de em notoriedade se situar em 2ºlugar, quase a par da marca Público, o Expresso vence destacado, na categoria, em “magnetismo”, seguido pelo Jornal de Notícias;

Refrigerantes: Coca-Cola é a vencedora em notoriedade e em “magnetismo”. Compal é o “runner-up”, seguido por Sumol, em 3º lugar;

Seguros: Nesta categoria onde a atractividade se revela uma conquista difícil (tem o segundo mais baixo score médio), o vencedor é a marca Zurich (com o 6º lugar em notoriedade), seguida da Axa (a mais

notória) e da Tranquilidade;

Supermercados: Jumbo é, em 2009, a marca mais “magnética” seguida por Pingo Doce e Continente. Em notoriedade, os players são os mesmos mas na ordem inversa de classificação, com forte destaque para Continente;

Telecomunicações: Nesta categoria também há surpresas. A Optimus vence em “magnetismo” com cerca de dois pontos de distância para a Vodafone e quatro pontos para a TMN, respectivamente, segundo e terceiro classificados. Na notoriedade, é a TMN que vence destacada, seguida pela Vodafone, ficando a Optimus em 4º lugar;

Televisões: Se em notoriedade saem vencedoras a RTP1 e a SIC, já no “magnetismo” a marca do canal AXN ganha a todas as outras, com mais de quatro pontos à frente da segunda classificada, a SIC. A RTP1 fica em 3º lugar.

Vinhos: A dispersão registada ao nível das marcas mencionadas pelos consumidores foi muito vasta. O vencedor em “magnetismo” foi Casal Garcia seguido por Monte Velho.

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