Brandp: Duas décadas de dedicação e crescimento

Fundada em 2003 por Rui Goulart e Carlos Monteiro, a Brandp começou como uma resposta corajosa ao desemprego após o fecho da empresa onde trabalharam juntos durante oito anos. «Encarámos esta situação como uma espécie de auto-emprego. Apareceu esta oportunidade, não tínhamos nada a perder e fomos em frente, ainda que não tivéssemos o tipo perfil de empresários, ou empreendedores, como se diz agora», partilha Rui Goulart, founder and partner da agência.

A resistência inicial à contratação de outros colaboradores, devido ao medo de alterações drásticas, cedeu com o tempo. O projecto, que começou como uma pequena operação de auto- emprego, acabou por se transformar numa das principais agências de Field Marketing, Staff e Activação de Marcas do mercado. Actualmente, conta com mais de 50 colaboradores permanentes e mais de 2000 freelancers anuais, que têm a missão de dar respostas às necessidades e expectativas de mais de uma centena de clientes activos.

Ao olhar para trás, Rui Goulart dá a sua perspectiva sobre esta jornada, que dura já há duas décadas: «Quando se completam 20 anos de existência e vemos que temos clientes e profissionais que nos acompanham desde o início – e testemunhámos a ascensão de muitos profissionais que tiveram a sua primeira experiência de trabalho connosco –, só podemos considerar que valeu a pena.»

Alvo de orgulho para o responsável tem sido o percurso da Brandp, que alcançou este sucesso de forma gradual e com investimentos mínimos em comunicação e publicidade, sem contrair quaisquer empréstimos externos ou dívidas. Nesse sentido, o profissional enfatiza que a sustentabilidade a médio e longo prazo para a empresa é fundamental e só é possível se a agência se mantiver como uma parceira confiável e estável para os seus clientes.

ÁREAS DE ACTUAÇÃO E DESAFIOS DO SECTOR

A Brandp tem uma política de actuação em três das principais áreas do Marketing Operacional, onde a acção da empresa é fundamental para garantir resultados de sucesso. A primeira área de actuação da agência é o field marketing, que engloba o recrutamento, a selecção e a organização de equipas de gestores e promotores de vendas, bem como acções de promoção nos principais pontos de venda. Além disso, os profissionais também têm a responsabilidade de lidar com a logística e a montagem dos materiais de comunicação nos principais espaços ou pontos de venda.

No que concerne à segunda área de actuação, a Brandp gere a política de activação da marca e a produção de eventos, desde a criação do conceito até ao design e à produção de iniciativas e acções de activação da marca. Por último, mas não menos importante, a agência também é responsável pelo recrutamento, selecção e gestão das equipas de promotores, hostesses e outros perfis para vários tipos de acções de marketing, congressos, feiras ou outros eventos.

Para se destacar da concorrência, a Brandp coloca o factor humano no centro das suas operações. Nesse sentido, ao abordar os desafios enfrentados pela agência no mercado nacional, o founder and partner da agência enfatiza a escassez de recursos humanos qualificados, como uma das questões mais proeminentes. Por este motivo, o responsável explica que a empresa se concentra, essencialmente, na selecção, atracção e recrutamento de talentos – dado que são factores vitais para a concretização eficiente das suas operações. A organização possui um departamento dedicado, exclusivamente, ao recrutamento, à selecção e à gestão de equipas, de modo a garantir que os colaboradores sejam a “cara” das marcas que representam e para as quais têm de desempenhar as suas funções.

As duas décadas de existência da Brandp não foram só construídas com base em histórias de sucesso, também houve pontos mais baixos. «Durante os nossos primeiros anos, dependíamos bastante do nosso principal cliente – a Toshiba. Quando a multinacional japonesa deixou o mercado em 2015, a nossa empresa enfrentou uma encruzilhada. Por isso, ganhar o concurso da Royal Canin em 2013 foi crucial para a sobrevivência da nossa empresa, ao mesmo tempo em que nos abriu portas para novos mercados», explica.

Ainda em 2015, Rui Goulart revela que a Brandp sofreu a maior derrota, com a perda trágica de Carlos Monteiro, que além de sócio-gerente, também era um «amigo». Um período complicado, onde «foi difícil manter a equipa focada e todas as actividades a correrem de forma normal». Três anos depois, deu-se a parceria com a agência espanhola Servicios Reunidos e houve motivos para voltar a sorrir, já que este acordo trouxe novos clientes para a empresa. Contudo, em 2020, a pandemia da Covid-19 voltou a ser um teste de superação e resiliência para a Brandp: «O novo coronavírus colocou-nos novamente à prova de uma forma que ninguém esperava, mas conseguimos resistir e sair mais fortes.»

TENDÊNCIAS, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS

Quando questionado sobre a estratégia futura da Brandp, Rui Goulart destaca o compromisso contínuo com a qualidade e a atenção ao cliente. O responsável realça que a agência planeia dar maior visibilidade às áreas de produção de eventos e activação de marca, dado que, em conjunto, já representam quase 50% do volume de negócio.

No que diz respeito aos principais desafios, o sócio-gerente destaca a carga fiscal elevada e a falta de legislação adequada. Para além disto, também considera que a mudança dos centros de decisão para Espanha também teve impacto na Brandp. Ainda assim, o desafio mais urgente é mesmo a escassez de recursos humanos qualificados para as suas áreas de actuação.

Para celebrar o seu 20.º aniversário, a agência organizou uma festa emocionante em Setembro, que reuniu cerca de 150 pessoas, entre clientes, parceiros e colaboradores, que de alguma forma fizeram parte da jornada de transformação da empresa. Além disso, também lançou uma renovação da marca e do método de comunicação da empresa, destacando-se o compromisso com a acção e a parceria com grandes insígnias do mercado. A adopção de um boomerang é vista por Rui Goulart como um símbolo que reflecte a abordagem da Brandp no sector, onde a reciprocidade é fundamental.

Ao abordar as principais tendências de mercado, o co-fundador da agência dá destaque à crescente importância da omnicanalidade no ponto de venda e à necessidade de providenciar uma experiência excepcional ao cliente. Na área de eventos, refere que os eventos híbridos e os eventos menores são tendências que se mantêm após a pandemia.

Já sobre o segredo do sucesso da Brandp ao longo de mais de duas décadas, o responsável garante que se trata de uma empresa composta por pessoas com ferramentas eficazes e que estão ao serviço das grandes marcas nacionais. «Damos tudo o que temos para garantir que os nossos clientes conseguem alcançar os resultados desejados», salienta. Em síntese, a empresa não presta apenas serviços, mas procura ser vista como parte da equipa das suas marcas. O compromisso da agência é claro: «Dar tudo o que tem para garantir que as suas marcas alcancem Rui Goulart, founder and partner da Brandp o retorno esperado.»

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Aniversário das Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 327) da Marketeer.

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