![](https://marketeer.sapo.pt/wp-content/themes/publisher/images/default-thumb/full.png)
Brandalism junta marcas e vandalismo no Reino Unido
A poucos dias do início dos Jogos Olímpicos de Londres, em que todas as atenções estarão centradas na capital inglesa, surgiu na cidade um movimento intitulado “Brandalism”, que invadiu placas e outdoors de cinco cidades do Reino Unido com frases e imagens provocatórias sobre publicidade e consumo.
O movimento, que alia os conceitos de “brand” (marca) e “vandalism” (vandalismo) é composto por 24 artistas de oito países. Como noticia a Exame brasileira, eles viajaram durante cinco dias em grupo para levarem a cabo uma acção planeada, inspirada nas campanhas de marketing de guerrilha.
O colectivo de artistas deixou a sua marca num total de 37 outdoors com mensagens de anunciantes em Londres, Manchester, Birmingham, Bristol e Leeds.
“Estamos cansados de ser impactos por publicidade a cada esquina, por isso decidimos juntar-nos com amigos de todo o mundo e começar a recuperar esses espaços, um painel de cada vez”, informam os autores das intervenções no texto de apresentação do movimento, que tem mesmo um site oficial.
De acordo com o grupo, a acção representa o primeiro projecto em parceria de “subvertising”, ou publicidade subversiva, do mundo.
Veja aqui algumas das intervenções.