Brand Finance 2025: Apple é (novamente) a marca mais valiosa do mundo, NVIDIA entra no Top Ten e TikTok é a que mais valoriza
A Apple é, mais uma vez, a marca mais valiosa do mundo. A Brand Finance, a consultora global de avaliação de marcas, avalia a marca fundada por Steve Jobs em 574,5 mil milhões de dólares para 2025, mantendo-a à frente do rival mais próximo, a Microsoft, avaliada em 461 mil milhões de dólares. Exceto em 2023, quando a Apple ficou brevemente atrás da Amazon por uma margem de apenas 1%, tem mantido o primeiro lugar como a marca mais valiosa do mundo desde 2021.
De acordo com a pesquisa Brand Finance’s 2025 Global 500, quatro das cinco marcas mais valiosas do mundo são marcas de tecnologia:
Apple: valor da marca de 574,5 mil milhões de dólares, mais 11% do que em 2024
Microsoft: valor de marca de 461,1 mil milhões de dólares, um aumento de 35%
Google: valor da marca de 413,0 mil milhões de dólares, um aumento de 24%
Amazon: valor da marca de 356,4 mil milhões de dólares, mais 15%
Walmart: valor da marca de 137,2 mil milhões de dólares, mais 42%
A Walmart é a marca com o crescimento mais rápido entre as 5 principais, com o valor da sua marca a aumentar 42% para 137,2 mil milhões de dólares. Este crescimento evidencia o sucesso da Walmart na melhoria da experiência do cliente, na expansão das suas capacidades de comércio eletrónico e no aproveitamento da tecnologia para reforçar a sua posição no panorama do retalho global.
A reformulação da marca da Walmart, revelada na semana passada, sublinha o seu empenhamento em modernizar a sua imagem e em manter-se relevante para públicos mais jovens e diversificados, ao mesmo tempo que estabelece um equilíbrio entre o seu legado de acessibilidade e preço acessível e as suas ambições na era digital.
A Brand Finance também analisou quais as marcas que mais cresceram desde 2020. Embora a tecnologia seja claramente um sector de elevado crescimento a longo prazo, a profundidade dos dados e da investigação da Brand Finance proporciona uma visão reveladora e matizada.
A análise inclui o TikTok – embora a Brand Finance tenha começado a avaliar a marca em 2022, seu crescimento de 79% em 4 anos a coloca na mesma liga que as outras marcas de alto crescimento.
TikTok/Douyin: valor da marca de 105,8 mil milhões de dólares, acima dos 59,0 mil milhões de dólares (em 2022)
DraftKings: valor da marca de 5,1 mil milhões de dólares, contra 18 milhões de dólares em 2020
FanDuel: valor da marca de 7,0 mil milhões de dólares, acima dos 56 milhões de dólares em 2020
NVIDIA: valor da marca de 87,9 mil milhões de dólares, contra 4,7 mil milhões de dólares em 2020
AMD: valor da marca de 11,0 mil milhões de dólares, contra 1,4 mil milhões de dólares em 2020
Pinduoduo: valor da marca de 13,0 mil milhões de dólares, contra 2,5 mil milhões de dólares em 2020
BYD: valor da marca de 14,0 mil milhões de dólares, contra 3,1 mil milhões de dólares em 2020
Apple: valor da marca de 574,5 mil milhões de dólares, contra 140,5 mil milhões de dólares em 2020
TSMC: valor da marca de 34,2 mil milhões de dólares, contra 8,6 mil milhões de dólares em 2020
Microsoft: valor da marca de 461,1 mil milhões de dólares, contra 117,1 mil milhões de dólares em 2020
Lilly: valor da marca de 8,0 mil milhões de dólares, contra 2,1 mil milhões de dólares em 2020
As marcas de jogo americanas DraftKings e FanDuel estão a ganhar dinheiro à medida que os legisladores e os tribunais dos EUA legalizam o jogo online e anulam as antigas leis que impediam as apostas. As marcas de semicondutores NVIDIA, AMD e TSMC avançam com novas tecnologias.
Ao mesmo tempo, os gigantes tecnológicos Apple e Microsoft lideram a partir da frente, continuando a inovar a partir das suas posições dominantes num mercado em evolução e crescimento.
A Pinduoduo, de comércio eletrónico, está a seguir as pisadas da Apple e da Microsoft, investindo num ecossistema que funde as redes sociais com as compras em linha. O fabricante de veículos eléctricos BYD e a marca farmacêutica Lilly estão a satisfazer as exigências modernas de consumidores em evolução.
David Haigh, presidente e CEO da Brand Finance, disse: “Nossa análise de quais marcas cresceram mais desde 2020 revela que as empresas de tecnologia não têm o monopólio do crescimento sustentado da marca.
“Essa visão de longo prazo também reforça outra tendência global importante: como marcas chinesas como TikTok, Pinduoduo e BYD lideram a carga criando valor e desafiando os líderes de marcas estabelecidas.
“À medida que a China continua a aperfeiçoar as suas estratégias de construção de marcas e a concentrar-se na qualidade, esperamos ver mais empresas chinesas a entrar no mercado global em 2025”, afirmou Haigh.
Embora estas marcas tenham crescido de formas diferentes, de um modo geral, os seus percursos ao longo dos últimos cinco anos foram orgânicos e lineares. Nenhuma das dez marcas com o crescimento de valor mais significativo pertence ao sector que mais valor acrescentou desde 2020: Os media, com um aumento de 125%, o que representa a transformação das marcas de media de fontes de notícias em ferramentas indispensáveis utilizadas diariamente em todo o mundo.
A Google, a terceira marca mais valiosa do mundo, viu o seu valor de marca aumentar 24% para 413 mil milhões de dólares. Os investimentos contínuos em IA melhoraram a reputação de inovação da Google, reforçando simultaneamente a atração e a confiança dos consumidores.
A Amazon, com um aumento de 15% no valor da marca para 356,4 mil milhões de dólares, continua a integrar a IA nas suas operações, desde recomendações personalizadas a logística avançada. Esses esforços solidificaram sua reputação como uma marca focada no cliente, impulsionando o crescimento sustentado.
A e& é a marca de crescimento mais rápido no mundo este ano, registando um aumento de oito vezes no valor da marca para 15,3 mil milhões de dólares. Este é o culminar de uma transição estrategicamente gerida ao longo de três anos para consolidar a sua marca Etisalat by e& sob uma identidade unificada. O crescimento do valor da marca numa base comparável é de 13%. A Nvidia regista o maior crescimento do like-for-like – 98% – e é a segunda marca com crescimento mais rápido em 2025.
Pelo segundo ano consecutivo, a WeChat é a marca mais forte do mundo, com uma pontuação no Índice de Força da Marca (BSI) de 95,2 em 100 e uma classificação de força da marca AAA+. O ecossistema abrangente do WeChat e a capacidade de integração perfeita continuam a impulsionar a marca chinesa como líder global.
De acordo com as previsões das Nações Unidas, o crescimento económico global deverá permanecer estagnado em 2,8% em 2025, reflectindo 2024 e ficando aquém da média de 3,2% anterior à pandemia. Em contrapartida, as 500 marcas mais valiosas do mundo estão a prosperar, com o seu valor total a aumentar 10% em termos anuais, de 8,6 biliões de dólares em 2024 para quase 9,5 biliões de dólares em 2025, de acordo com os dados da Brand Finance.
A Apple lidera o caminho entre as 193 marcas americanas incluídas no ranking, contribuindo coletivamente com mais de metade do total. A China e a Alemanha são o segundo e terceiro países mais valiosos, com 69 e 27 marcas, respetivamente, que representam 15% e 6% do valor total da marca.
Entre os sectores, a banca lidera com 79 marcas que contribuem com 13%, seguida do retalho com 45 marcas e 11%. Os media ocupam o terceiro lugar, com 23 marcas que representam 10%.