Bragança sugere Carnaval com Caretos e Casulas

Arranca na próxima sexta-feira, dia 21, o Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos. Durante seis dias, Bragança transforma-se no epicentro da gastronomia e patromónio cultural de Trás-os-Montes, reunindo algumas das principais tradições da região.

Por um lado, é dado destaque ao fumeiro – especialmente ao butelo -, num evento que irá ocupar a Praça Camões. Aqui, haverá espaço para a venda de produtos, mas também para demonstrações gastronómicas com os chefs Justa Nobre, Marco Gomes e António, que levarão os seus formandos do IEFP.

A programação inclui também “Butelo de Histórias – Hora do Conto & Actividade Criativa”, pensado para famílias com crianças dos três aos 10 anos. Segundo a Câmara Municipal de Bragança, será um momento recreativo e de aprendizagem com os mais novos.

A par do festival, que também contará com animação e exposições, estará a decorrer a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas, que este ano conta com 33 restaurantes aderentes.

Para lá da gastronomia, Bragança propõe ainda um evento dedicado ao Carnaval dos Caretos, que reúne “centenas dos mais tradicionais e autênticos Mascarado da Península Ibérica”. Um dos pontos altos está marcado já para dia 22, quando decorrerá um desfile com participantes de Portugal e Espanha. Chegados ao Largo do Castelo, poderão assistir à Queima do Diabo, uma figura com sete metros de altura que que arderá na presença dos Caretos. Logo depois, há concerto de Sebastião Antunes & Quadrilha.

O Carnaval dos Caretos termina no dia 26, nas ruas do centro histórico da cidade, onde “o Diabo, a Morte e a Censura” andarão a passear, recriando uma tradição secular de Bragança.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...