Botas Timberland (ainda) não são marca registada e a culpa parece ser da própria insígnia
Um tribunal norte-americano rejeitou a nova tentativa da Timberland de proteger o design das suas botas, já que a marca não conseguiu provar que elementos como a cor da sola, os ilhós ou as costuras tinham adquirido um significado distintivo.
Assim, embora o logotipo com a árvore e o nome Timberland continuem protegidos, este calçado da marca não pode ser marca registada.
O examinador do Instituto de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) considerou o desenho funcional e não distintivo no seu conjunto e recusou a concessão desta marca, revela a Cinco Días. A Timberland recorreu, mas o Trademark Trial and Appeal Board (TTAB) manteve a decisão em 2021 e a marca contestou novamente. Agora, a decisão voltou a afirmar a recusa inicial do USPTO.
O tribunal de recurso observou que o pedido de marca registada da Timberland não incluía aspectos “mais evidentes” das suas botas que as pudessem identificar mais claramente como produtos Timberland, incluindo o logotipo da árvore, as solas com saliências e a cor amarelo-trigo, revela a Reuters.