Botão “Não Gosto” a caminho do Facebook
Os utilizadores tanto pediram que o Facebook finalmente ouviu: a rede social está a trabalhar no botão “Não Gosto” e a preparar o seu lançamento, embora não tenha sido revelada uma data. Mark Zuckerberg deu a novidade, ontem, numa sessão de perguntas e respostas.
A hesitação do fundador do Facebook em adicionar a opção “Dislike” está relacionada com dimensão que o botão pode tomar, já que os utilizadores poderiam não gostar de algo como forma de promover o ódio ou de desrespeitar alguém. Na mesma sessão, de acordo com a CNBC, Mark Zuckerberg acrescentou uma nova razão, explicando que não quer que o Facebook seja como os fóruns em que os conteúdos sobem ou descem no feed consoante o número de “Gosto” ou de “Não Gosto”.
A ideia é outra. O botão que está a ser desenvolvido pretende ser uma forma de gerar empatia entre os utilizadores ao mostrarem compaixão perante uma situação difícil como a morte de alguém, por exemplo. Resta ainda a criação de botões que expressem os diferentes níveis de entusiasmo dos utilizadores.
Há três anos, aquando da campanha “A Vida é Super” da Super Bock, a Fullsix criou um vídeo, endereçado ao presidente do Facebook, pedindo que fossem disponibilizados os botões “Good”, “Great” e “Super”. A petição “Change The Like Button” ultrapassou as 100 mil assinaturas.