Botão de doações do Facebook chega em Outubro

Portugal é um dos países europeus que recebe, já a partir do próximo mês, as ferramentas de angariação de fundos do Facebook, que permitem aos utilizadores da rede social apoiarem organizações sem fins lucrativos. Uma das principais novidades será a integração do botão “doar”.

O botão de doação poderá ser adicionado por indivíduos e organizações sem fins lucrativos nos cabeçalhos das suas páginas, em publicações e até mesmo em vídeos em directo (Facebook Live). Trata-se, garante o Facebook, de uma ferramenta que permite angariar fundos de uma maneira simples e sem sair da plataforma.

Outra das novidade que estará disponível a partir de Outubro dá pelo nome de “Fundraisers” e consiste na possibilidade de qualquer pessoa criar uma página de apoio à sua organização sem fins lucrativos preferida. Estas páginas permitirão partilhar a missão da entidade escolhida junto dos amigos do Facebook, angariar dinheiro e encontrar outros apoiantes para a causa.

Quanto à possibilidade de adicionar o botão “doar” às transmissões ao vivo, estará disponível para indivíduos e páginas do Facebook verificadas, sendo que qualquer pessoa que assista à transmissão pode doar enquanto assiste ao vídeo ou quando este for publicado na página. A título de exemplo, o concerto solidário de Ariana Grande para homenagear as vítimas do ataque terrorista em Manchester foi transmitido ao vivo no Facebook e ajudou a angariar mais de 450 mil dólares.

Para utilizar as ferramentas de angariação de fundos do Facebook, as organizações sem fins lucrativos deverão registar-se no site criado para o efeito e pagar um “fee” à rede social. O Facebook justifica este pagamento com os custos operacionais que este tipo de ferramentas acarreta, mas também com a necessidade de manter a segurança da plataforma e prevenir eventuais fraudes.

Artigos relacionados