Bordalo II tapa campa de Salazar com medicamento anti-fascista

O artista português Bordalo II voltou a sair à rua, desta vez para colocar uma caixa de medicamentos em grande formato na campa de António de Oliveira Salazar, o antigo ditador que encabeçou o Estado Novo durante quase 50 anos.

“Liberdade, um pro-biótico anti-fascista. 25mg 50cápsulas” escreve Bordalo II numa publicação nas redes sociais onde dá conta da mais recente instalação artística. “Defender a liberdade é respeitar as diferenças, exigir direitos fundamentais universais e permitir a expressão do pensamento livre e da criatividade. Também a arte deve ser livre, deve poder questionar, provocar e dar um ponto de partida para a reflexão.”

É o próprio artista que partilha um vídeo com o momento em que a caixa é levada até ao cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, assinalando os 50 anos do 25 de Abril.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Bordalo II (@b0rdalo_ii)

Esta não é a primeira vez que Bordalo II utiliza a sua arte para fazer reivindicações. Em Julho do ano passado colocou uma passadeira com notas de 500 euros impressas junto ao palco que receberia o Papa durante a Jornada Mundial da Juventude. No mês seguinte pintou de vermelho as placas em Lisboa que indicam o caminho para a praça de touros do Campo Pequeno e em Setembro alertou para o “desalojamento local” ao colocar tendas de campismo nas ruas e transformar bancos de jardim em camas.

Artigos relacionados