Bombons e bacalhau são os mais vendidos no Natal
A categoria dos bombons continua a crescer a dois dígitos e a representar 74% do valor total de vendas de chocolate no Natal. Dados da Nielsen indicam que as embalagens alusivas à quadra natalícia podem ter estado na origem do forte dinamismo da tabletes e pastilhas de chocolate, que cresceram acima dos 40% em volume e valor, no Natal do ano passado.
O bacalhau também é rei, apresentando um aumento de 42% nas vendas em volume de bacalhau congelado – sinal de que os portugueses procuram conveniência. Ainda assim, o bacalhau seco lidera as preferências, com um peso de 88% nas vendas.
A Nielsen destaca, ainda, as bebidas alcoólicas: as categorias de aguardentes, vodka, rum e gin cresceram mais de 10% em volume, no ano passado. No geral, regista-se um consumo mais elevado também de bolachas, algumas carnes, frutos secos e perfumes.
«O Natal é uma época propícia ao consumo, seja para preparação de refeições, que ganham especial destaque nesta quadra, seja para oferta, onde as embalagens especiais e o prestígio ocupam especial destaque», comenta Marta Teotónio Pereira, client consultant senior da Nielsen.
No Natal de 2016, verificou-se, no geral, um crescimento nos bens de grande consumo superior à média anual. Além disso, quase 50% das vendas foram realizadas através de promoções, mais 1,3% do que em 2015.
Para este ano, Marta Teotónio Pereira antecipa uma dinâmica de mercado semelhante, a part de uma forte actividade promocional.