Bolt alarga serviço de trotinetas eléctricas a Braga
Braga é a primeira cidade do Norte de Portugal a receber as trotinetes eléctricas da Bolt. A empresa de mobilidade anuncia hoje que alargou o serviço a mais um destino em linha com a estratégia de aproximação às populações. Durante as primeiras semanas de lançamento, o desbloqueio das trotinetes partilhadas será gratuito e o custo da viagem ficará por cinco cêntimos por minuto.
O objectivo, segundo explica a Bolt em comunicado, é dar oportunidade a todos de experimentarem o novo serviço. Além disso, estabeleceu uma parceria com a Câmara Municipal de Braga no sentido de reforçar a utilização responsável e segura das trotinetes, tanto em termos de condução como de estacionamento.
Nesse sentido, foram definidas áreas onde é possível circular a uma velocidade máxima de 25km/h e áreas onde se pode circular apenas a 1km/h, não sendo permitido o estacionamento. Os utilizadores que desbloqueiam uma trotinete pela primeira vez podem recorrer ao modo “iniciante” que permite limitar, através da app Bolt, a velocidade máxima da viagem para 10km/h.
Segundo Leonor Pinheiro, responsável pela área de Rentals da Bolt em Portugal, «democratizar o acesso ao transporte sustentável sempre foi um dos grandes objectivos», pelo que a empresa pretende continuar a expandir o alcance do serviço. A profissional afirma ainda que Braga sempre foi uma cidade estratégica.
«Este é, sem dúvida, um serviço muito importante para as cidades porque é mais flexível, económico e sustentável, algo que consideramos ser cada vez mais relevante para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis», acrescenta Leonor Pinheiro.
As trotinetes eléctricas que chegam a Braga são de um novo modelo mais leve, que pesa apenas 17 quilos. Possuem pneus insufláveis, que ajudam a garantir maior aderência, e vários reflectores para proporcionar maior visibilidade em viagens nocturnas.