Bola de Berlim com sabor a Verão? Filipa Gomes ensina

Maracujá e limão são os sabores que se destacam na receita especial de bola de Berlim preparada por Filipa Gomes para este Verão. A apresentadora e cozinheira foi desafiada pela Garnier Ambre Solaire a pensar numa versão diferente deste clássico dos dias de praia para mostrar que “este ano não há limites! O Verão é onde quisermos e com os sabores de que mais gostamos”.

A receita surge em linha com a campanha #OVeraoEOndeQuisermos da marca de protecção solar, lançada para promover o cuidado com a pele em qualquer local. A Garnier quer lembrar os portugueses de que não se deve aplicar protector apenas na praia ou na piscina, mas também na varanda, no campo ou para fazer desporto, entre outros.

A campanha, em jeito de movimento, está presente nos meios digitais, nomeadamente no Instagram com a ajuda de uma hashtag criada para o efeito. Quem tiver ficado de olho na bolas de Berlim com creme de limão-maracujá by Filipa Gomes, pode encontrar a receita em baixo:

Ingredientes para as bolas:
240ml de leite tépido
5,5g de fermento de padeiro seco
100g de açúcar
50g manteiga com sal derretida
2 ovos M
500-600g farinha de trigo sem fermento
Óleo
Açúcar qb para polvilhar

Para o creme:
Polpa de 6 maracujás
Sumo de 2-3 limões
150g açúcar
30g amido de milho
1 ovo inteiro + 3 gemas
50g manteiga fria

Preparação:

Numa taça média, juntar o leite tépido e o fermento de padeiro seco. Misturar para dissolver. Acrescentar o açúcar, a manteiga derretida e os ovos, e bater. De seguida, acrescentar 500g de farinha peneirada e misturar. Trabalhar a massa dentro da taça ou na bancada por 15 minutos à mão (ou 7 minutos na batedeira) até descolar e ficar elástica. (Se necessário ir acrescentando os restantes 100g de farinha, mas não mais que isso). Polvilhar uma taça com farinha e colocar lá a massa, tapar e deixar descansar num sítio ameno, por 2 horas ou até duplicar de volume.

Preparação do creme:

Num tacho, juntar o amido de milho peneirado com o açúcar e mexer. Acrescentar o ovo inteiro mais as 3 gemas e bater até ficar cremoso.

Numa chávena medidora, deitar a polpa de 6 maracujás e acrescentar sumo de limão até perfazer 240ml*. Juntar ao tacho, misturar e levar a cozer em lume médio, por 10-15 minutos, mexendo sempre até ficar espesso e fazer ponto de estrada. Por fim, juntar a manteiga gelada e mexer até incorporar. Cobrir com película aderente, garantindo que fica em contacto com o creme. Deixar amornar e levar depois ao frigorífico.

Quando a massa duplicar de tamanho, deitar sobre a bancada, formar um rolo e cortar em 12 partes iguais. Moldar bolas e colocar sobre um tabuleiro polvilhado com farinha, afastadas entre si. Cobrir com um pano e deixar descansar mais 30-60 minutos ou até dobrarem de volume. Entretanto aquecer 1l de óleo num tacho, até atingir os 150°-160°. Colocar 3 bolas de massa e assim que dourarem de um lado, virar para fritar do outro**.

Escorrer sobre papel absorvente e passar por açúcar. Repetir o processo com as restantes bolas. Deixar amornar. Com uma colher mexer o creme de limão e maracujá e deitar num saco de pasteleiro. Cortar as bolas de Berlim ao meio, sem separar as 2 partes, e rechear com o creme.

*se quiserem, podem substituir o sumo de fruta por leite e ficam com um creme mais tradicional.

** também podem ser assadas no forno a 180° por 12 minutos.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...