Boicote à Copa América? Mastercard, Ambev e Diageo já cancelaram patrocínio

A próxima Copa América deveria ser uma organização conjunta entre a Argentina e a Colômbia, mas uma mudança de planos levou a que a competição fizesse as malas para o Brasil. A decisão, no entanto, não é bem vista por todos: se, por um lado, o presidente Jair Bolsonaro dá as boas-vindas às selecções latinas; por outro, não faltam críticas à realização do evento numa altura em que o Brasil continua a registar números preocupantes de infecções e mortes associadas à Covid-19.

E onde ficam as marcas no meio desta discórdia? Um dos principais patrocinadores da Copa América, a Mastercard, já decidiu mostrar que é contra a realização do torneio no Brasil. Segundo a agência Reuters, foi a primeira grande insígnia a desistir do evento e a recusar qualquer activação ou associação à Copa América – evento que patrocina desde 1992.

A Ambev, que garante a distribuição de marcas como Guaraná, Corona ou Stella Artois, seguiu-lhe os passos e também já veio dizer que não marcará presença na Copa América. Logo depois veio a Diageo, que também afirma ter cancelado o patrocínio ao evento, o que significa que insígnias de bebidas como Smirnoff ou Johnnie Walker também não serão encontradas nesta competição de futebol.

“A Diageo reitera seu compromisso com a sociedade observando os protocolos de segurança e acções institucionais que contribuam para a mitigação da pandemia”, indica a Diageo, citada pela Globo. A empresa indica, nesse sentido, que decidiu cancelar o patrocínio tendo em conta a “actual situação sanitária brasileira e em respeito ao momento da pandemia do Covid-19”.

A Copa América deverá arrancar já no próximo domingo, dia 13 de Junho, e a final está marcada para 10 de Julho, no estádio Maracanã. Mas que marcas restam ainda na lista de patrocinadores? TCL, Kwai e Betsson também fazem parte deste leque e ainda não se pronunciaram sobre o tema.

A Nike, por seu turno, surge como responsável pela bola oficial da Copa América 2021, apresentada no início deste mês como uma homenagem aos países que já foram campeões do torneio.

 

Artigos relacionados