Boicote à Copa América? Mastercard, Ambev e Diageo já cancelaram patrocínio
A próxima Copa América deveria ser uma organização conjunta entre a Argentina e a Colômbia, mas uma mudança de planos levou a que a competição fizesse as malas para o Brasil. A decisão, no entanto, não é bem vista por todos: se, por um lado, o presidente Jair Bolsonaro dá as boas-vindas às selecções latinas; por outro, não faltam críticas à realização do evento numa altura em que o Brasil continua a registar números preocupantes de infecções e mortes associadas à Covid-19.
E onde ficam as marcas no meio desta discórdia? Um dos principais patrocinadores da Copa América, a Mastercard, já decidiu mostrar que é contra a realização do torneio no Brasil. Segundo a agência Reuters, foi a primeira grande insígnia a desistir do evento e a recusar qualquer activação ou associação à Copa América – evento que patrocina desde 1992.
A Ambev, que garante a distribuição de marcas como Guaraná, Corona ou Stella Artois, seguiu-lhe os passos e também já veio dizer que não marcará presença na Copa América. Logo depois veio a Diageo, que também afirma ter cancelado o patrocínio ao evento, o que significa que insígnias de bebidas como Smirnoff ou Johnnie Walker também não serão encontradas nesta competição de futebol.
“A Diageo reitera seu compromisso com a sociedade observando os protocolos de segurança e acções institucionais que contribuam para a mitigação da pandemia”, indica a Diageo, citada pela Globo. A empresa indica, nesse sentido, que decidiu cancelar o patrocínio tendo em conta a “actual situação sanitária brasileira e em respeito ao momento da pandemia do Covid-19”.
A Copa América deverá arrancar já no próximo domingo, dia 13 de Junho, e a final está marcada para 10 de Julho, no estádio Maracanã. Mas que marcas restam ainda na lista de patrocinadores? TCL, Kwai e Betsson também fazem parte deste leque e ainda não se pronunciaram sobre o tema.
A Nike, por seu turno, surge como responsável pela bola oficial da Copa América 2021, apresentada no início deste mês como uma homenagem aos países que já foram campeões do torneio.