Boas fotografias, Madonna e drag queen: as apostas da MAC que lhe deram sucesso

A MAC é uma das marcas de referência no que toca a maquilhagem e até mesmo quem não se interessa minimamente pelo tema conseguirá associar este nome àquilo que representa sem confundir demasiado com um certo computador que tem como logótipo uma maçã trincada.

Fundada em 1984, no Canadá, a MAC, cuja sigla significa Make-up Art Cosmetics, conta já com alguns anos de história, mas nem todos saberão o caminho trilhado em direcção ao sucesso. A Ceoworld Magazine revela, por isso, seis curiosidades sobre a marca, incluindo a ideia que levou à sua criação.

Frank Angelo, proprietário de um salão de beleza, e Frank Toskan, fotógrafo, não gostavam da forma como a maquilhagem aparecia nas fotos na década de 1980, quando o HD era apenas uma ideia do futuro. Como tal, juntaram-se e decidiram criar uma linha de embelezamento facial que ficasse bem tanto na cara como nas fotografias.

Com este ponto de partida, a marca já tinha uma base sólida de actuação. Contudo, não é só com bons produtos que uma empresa cresce. Boa publicidade vem sempre a calhar e foi precisamente isso que aconteceu nos primeiros tempos da MAC, quando a rainha do pop Madonna usou o batom vermelho matte numa sessão fotográfica. A partir daí, já não havia volta a dar.

Dez anos depois do seu lançamento, nova tacada certeira: a MAC escolheu a drag queen norte-americana RuPaul como embaixadora da linha Viva Glam. À data, esta decisão chegou às manchetes dos jornais e foi aplaudida pela indústria da moda como um passo importante em termos de inclusão.

Já no século XXI, há alguns recordes na lista de feitos da MAC: em 2012, foi lançada uma gama dedicada à cantora mexicana Selena Quintanilla, que rapidamente esgotou, tanto nas lojas físicas como online. Resumidamente, esta colecção tornou-se a mais vendida de sempre na área da cosmética e de produtos associados a celebridades.

Num ano em que o mundo era suposto acabar (de acordo com algumas teorias) muita coisa correu bem à MAC. Também em 2012, após a realização de um estudo, a marca percebeu que foi a que vendeu mais batons de entre várias outras no mundo inteiro. Para isso talvez tenha contribuído o facto de todas as lojas físicas da MAC terem como colaboradores maquilhadores profissionais, permitindo aos clientes experimentar os produtos da forma mais correcta e com um resultado semelhante ao que idealizaram.

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