BMW quer ser Airbnb para automóveis

Os donos de um automóvel BMW deverão poder, em breve, alugar os seus veículos através de uma plataforma criada pela própria marca. A iniciativa ReachNow já arrancou em Seattle, nos Estados Unidos da América, em fase de testes e promete transformar a BMW numa espécie de Airbnbn para automóveis.

Para a fase piloto, a marca disponibilizou uma frota de 370 carros prontos para serem alugados directamente à BMW numa lógica de pagamento por minuto. A título de exemplo, alugar um mini ou um i3 fica por cerca de 43 cêntimos por minuto. Para que o preço não suba indiscriminadamente, a ReachNow propõe um limite de 50 dólares (43 euros) por três horas e 110 dólares (96,7 euros) por 24 horas.

No futuro, a ideia é transportar este modelo de negócio para os proprietários de veículos da marca que usariam a plataforma ReachNow como intermediária. Por agora, os condutores de Seattle podem procurar um dos automóveis disponíveis através de uma aplicação. Quando já não precisarem mais deles, basta estacionar num dos locais designados.

Airbnb ou Uber?

Além de trazer o Airbnb para o mundo automóvel, a ReachNow deverá rivalizar com a Uber. Um dos projectos associados à iniciativa passa por disponibilizar automóveis com condutor: o utilizador da app chama um carro e, depois, pode escolher entre pegar ele próprio no volante ou usufruir de um motorista privado.

Peter Schwarzenbauer, membro da administração da BMW, explica ao Financial Times que este tipo de iniciativas surge para apelar aos mais jovens. «Seria ignorante da nossa parte se não tivéssemos em conta como os jovens estão a utilizar a mobilidade. Estamos a alcançar pessoas mais novas que não estão a comprar automóveis.»

Artigos relacionados