BMW atingiu lucro recorde em 2012

BMWO Grupo BMW, o maior fabricante automóvel mundial no segmento premium, registou em 2012 o maior resultado líquido da sua história, 5,1 mil milhões de euros, o que traduz um crescimento de 4,4% em relação aos lucros acumulados no exercício do ano anterior. Os resultados do grupo germânico foram empurrados pelo mercado asiático.

No ano passado, as receitas globais do Grupo BMW, que agrega as marcas BMW, Mini e Rolls Royce, aumentaram 12%, para 76,8 mil milhões de euros, enquanto o resultado operacional subiu 3,5%, para 8,3 mil milhões de euros, adiantou o grupo em comunicado.

No mercado europeu, as vendas do grupo cresceram apenas 0,8%. A fraca performance no mercado europeu, que atravessa uma profunda crise, foi, contudo, compensada por um aumento de 31% das vendas no mercado asiático – incluindo um crescimento de 40% na China – e de 14% nos EUA. O grupo comercializou um total de 1.845.186 veículos, dos quais 865.417 foram vendidos na Europa.

As vendas da marca BMW subiram 11,6%, para 1.540.085 veículos. Já a Mini cresceu 5,8%, para um total de 301.526 unidades, enquanto a Rolls-Royce subiu 1%, para 3.575 carros.

«O ano passado foi o ano de maior sucesso da história corporativa do Grupo BMW, com novos máximos alcançados em termos de volume de vendas, receitas e lucros. Conseguimos alcançar ou ultrapassar todas as nossas metas de 2012», comentou Norbert Reithofer, presidente do Grupo BMW.

Artigos relacionados