Black Friday: Intenção de compra sobe, mas compras por impulso ganham travão
Chegado o mês de novembro, chega também o frenesim da “Black Friday”, uma altura que assume particular relevância para os consumidores pelos descontos que são praticados neste período. Mas quais os padrões de consumo previstos para este ano? De acordo com o estudo ‘Black Friday 2024’, desenvolvido pelo Portal da Queixa by Consumers Trust e realizado online entre 18 de outubro e 7 de novembro, este ano deverá ficar marcado por um aumento de intenção de compra, mas também uma maior seletividade em relação aos produtos adquiridos.
Dos 2.352 participantes, com idades entre os 18 anos e maiores de 65 anos, 57% assumiu a intenção de aproveitar as promoções deste mês, 30% admitiu que irá antecipar a compra de prendas de Natal para aproveitar os descontos e há ainda uma tendência de travão face às compras por impulso.
De acordo com o estudo, 63% dos inquiridos revelou que irá pesquisar e monitorizar os preços antes de compra, evitando assim as compras por impulso, até porque há uma desconfiança dos consumidores em relação a estas promoções com 61% a considerar que “não são genuínos”.
A tecnologia (22%) é das categorias mais procuradas pelos consumidores, seguida pela moda e acessórios (19%) e eletrodomésticos e compras para o lar (15%). Quanto ao montante, 37% prevê gastar entre 100 e 300 euros, 26,1% menos de 100 euros e 23% entre 300 e 500 euros.
E se noutros anos as lojas físicas eram rainhas, em 2024 as lojas online ganham com 39% dos participantes no estudo a manifestar a intenção de comprar via online e 33% a preferir os espaços físicos.
Portugueses temem burlas e escolhem marcas com boa reputação para evitar risco
O estudo também revelou que 47% dos inquiridos tem receio de burlas durante a época da Black Friday e, por isso, optam por comprar apenas a marcas com boa reputação. Para avaliar isso mesmo, 73% diz monitorizar o Portal da Queixa para verificar a reputação das marcas e evitar fraudes.
E, mesmo depois de todos os cuidados, se houver problemas durante a Black Friday, 92% dos inquiridos responde que faria uma reclamação no Portal da Queixa, com 96% dos consumidores a considerar que este tem um papel relevante na proteção dos consumidores.
“Verifica-se uma mudança de comportamento, pois a decisão de compra baseia-se cada vez mais na reputação das marcas, uma realidade que tem vindo a sobressair devido ao aumento das burlas online e ao crescimento exponencial do e-commerce”, afirma Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa by Consumers Trust.