Black Friday 2019 em números
Uma semana depois, estas são as contas da Black Friday: média de 80,1 euros gastos por cada cartão durante o dia 29 de Novembro, o que contrasta com os 78 euros gastos em 2018. Os valores são apontados pela SIBS e revelam o peso que esta data está a ganhar no consumo em Portugal. De acordo com a empresa – responsável por sistemas como MB Way e rede multibanco –, a Black Friday registou um valor de compras 1,9 vezes superior ao valor médio do mês de Novembro.
A Black Friday mostrou também ser especialmente relevante para quem compra via Internet. As compras online representaram 10,4% do total de compras na passada sexta-feira versus 8,6% no ano passado. A hora a que os portugueses mais compraram foi entre as 20h e as 21h. O segundo com mais compras, por seu turno, verificou-se às 8 horas 24 minutos e 41 segundos.
Super & Hipermercados foi o sector que registou mais compras (22,9%), à frente de serviços de catering, restauração e similares (17,1%). Seguiram-se Moda & Acessórios (13,2%), Cultura, Entretenimento & Equipamento (4,9%) e Produtos Petrolíferos/Gasolineiras (4,9%). Contudo, indica a SIBS, as categorias com mais crescimento foram Perfumaria & Cosmética (mais 3,6 vezes) e Moda & Acessórios (mais 3,5 vezes).