179 euros é quanto os portugueses planeiam gastar em média na Black Friday. Mais 37% que em 2023

Este ano, prevê-se aumento expressivo no valor médio que a população prevê gastar na Black Friday, comparativamente a anos anteriores. Os consumidores planeiam gastar em média 179 euros, representando um aumento significativo, de 37%, face a 2023 (131 euros), segundo revela o estudo conduzido pelo Observador Cetelem – marca do BNP Paribas Personal Finance.

Na Black Friday deste ano, as promoções preveem conquistar 57% dos portugueses, com um destaque particular para os jovens entre os 18 e 24 anos, que lideram as intenções de compra neste período (79%).

Em relação ao valor médio a ser despendido, Lisboa destaca-se como a região de maior consumo (213€), enquanto os consumidores entre 55 e 74 anos são os que planeiam gastar mais (mais de 200€).

Por outro lado, observa-se uma clara tendência para antecipar as compras de Natal, com 32% dos inquiridos a afirmar que pretende aproveitar as campanhas da Black Friday para adiantar os presentes natalícios.

Já 26% vão fazer compras não relacionadas com a época, para si ou para outros (+7 pontos percentuais).

No que diz respeito às categorias de produtos mais procuradas, o vestuário e os acessórios de moda destacam-se como os principais alvos de investimento, atraindo o interesse de 54% dos portugueses.

Em seguida, a categoria de beleza e cuidados pessoais atrai 34% dos consumidores, as telecomunicações e informática que surgem com 30% de preferência. Esta última categoria é, aliás, a par dos eletrodomésticos (28%) aquela em que a procura mais cresce.

De forma geral, os dados refletem uma diversidade de interesses, com os consumidores a explorar tanto produtos de moda quanto de tecnologia e bem-estar.

O inquérito revela ainda uma divisão equilibrada na escolha do método de compra. Tanto as lojas físicas quanto as plataformas online terão grande fluxo de consumidores, com 45% a planearem realizar compras em ambas as modalidades.

Este equilíbrio reflete a versatilidade dos consumidores portugueses, que combinam as conveniências da compra online com a experiência de ver e testar os produtos nas lojas físicas. Os consumidores entre os 65-74 anos são os que mais tencionam fazer compras em lojas físicas (90%), enquanto os jovens (25-34) são os que mais procurarão fazer compras online (84%).

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