Birkin ou “Wirkin”? Esta mala está a viralizar no TikTok
Para muitos fãs de moda, possuir uma Hermès Birkin é o sonho ao alcance de poucos. Com um preço inicial de 10 mil dólares e valores de revenda que podem chegar aos 300 mil euros, o valor da Birkin há muito tempo que reside na sua exclusividade. Quem a quiser comprar, não bastará apenas ter o dinheiro, terá de passar por rigorosos processos de verificação e listas de espera que podem ascender a anos apenas para ter a hipótese de possuir uma.
Por esse motivo, a possibilidade de conseguir uma mala muito semelhante à Hermès Birkin sem todos estes requisitos e por apenas 80 dólares (cerca de 77 euros) fez com que a “Wirkin” do Walmart fosse um sucesso instantâneo.
Embora atualmente esteja esgotada, a Bestspr Platinum Lychee Tote ganhou força depois de ter sido divulgada no TikTok, gerando um vídeo viral que superou as 8,6 milhões de visualizações.
“Por 80 dólares, você pode fingir que tem uma Birkin”, indica-se no vídeo ao mesmo tempo que se exibe a mala. Mesmo não tendo o logotipo da Hermès, a mala faz as delícias de quem é fã da Birkin por possuir praticamente tudo o que a original tem.
@styledbykristi Walmart Birkin. Thanks for the recommendation @Jessi My ♬ original sound – StyledByKristi
Apesar da empolgação em torno da imitação, há quem a critique pois mina o valor dos designs originais.
De acordo com o New York Times , a Birkin é um “emblema globalmente reconhecido de status e riqueza”. A Hermès, conhecida por proteger sua propriedade intelectual, tem uma longa história de batalhas legais contra falsificadores e designs inspirados na original. A casa de luxo já ganhou processos multimilionários, incluindo um julgamento de US$ 100 milhões contra sites falsos da Hermès em 2012 e disputas sobre NFTs (non fungible tokens, uma espécie de representações digitais) inspirados na Birkin.