Bimbo junta-se à iniciativa “Observar, Cheirar, Provar” no combate ao desperdício alimentar
A Bimbo faz agora parte da iniciativa “Observar, Cheirar, Provar” da Too Good To Go, que tem como principal objectivo reduzir o desperdício alimentar e acabar com o desconhecimento que se verifica na leitura dos rótulos que indicam as datas de consumo dos alimentos.
De acordo com a Comissão Europeia, 10% de todos os alimentos desperdiçados na Europa resultam da má interpretação em relação à sua data de validade, o que se traduz em quase 9 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados.
Hoje em dia ainda se verifica a confusão sobre o significado da data de validade e prazo limite de consumo. Um estudo realizado pela Too Good To Go em 2022 revela que 34% dos portugueses não sabe exactamente o significado de “Consumir de preferência antes” ou “Consumir de preferência antes do fim de”.
A iniciativa “Observar, Cheirar, Provar” quer então relembrar que “Consumir de preferência antes” indica apenas o momento até ao qual o alimento mantém a qualidade pretendida. Uma vez passada essa data, o alimento pode ter alterado ligeiramente a sua textura, aparência ou sabor, mas se o produto não tiver sido aberto, se se mantiver devidamente conservado, se a sua embalagem não apresentar quaisquer defeitos e se, quando aberto, cheirar bem, tiver bom gosto e aspecto, pode ser consumido sem qualquer risco.
No centro das atenções está o rótulo “Observar, Cheirar, Provar”, criado pela Too Good To Go. Trata-se de um rótulo que é incorporado apenas nas embalagens que incluam a data de validade “Consumir de preferência antes”, para incentivar os consumidores a, antes de deitar fora um alimento com uma data de validade expirada, verificar se ainda se encontra em boas condições e, assim, evitar um desperdício desnecessário.
«No Grupo Bimbo temos como propósito alimentar um mundo melhor e um dos nossos objectivos é educar os consumidores no que diz respeito a nutrição e hábitos saudáveis, mas também ao desperdício alimentar. A nossa colaboração com a Too Good To Go reflecte esse nosso compromisso em lutar contra o desperdício alimentar e fazer perceber aos consumidores que os nossos produtos não têm necessariamente de ser deitados fora quando a data de validade termina», explica, em comunciado, Joana Marques da Silva, Marketing manager da Bimbo Portugal.