Billabong recebe proposta de compra de 622 ME
A empresa de private equity TPG Capital apresentou uma proposta de aquisição no valor de 765 milhões de dólares australianos (aproximadamente 621,9 milhões de euros) à Billabong, segundo a Bloomberg. A empresa australiana de material de surf enfrenta dificuldades financeiras e já anunciou medidas como a venda de 48,5% da marca Nixon.
A oferta da TPG Capital ascende a três dólares australianos (ou 2,44 euros) por acção, o que corresponde a um prémio de 68% em relação ao valor bolsista da cotada australiana, refere a Bloomberg.
A Billabong, que nos últimos dez anos fez 15 aquisições entre marcas e redes de retalho, tem sido prejudicada pela queda das vendas na Europa e no mercado interno e pela valorização da divisa australiana. A empresa, sediada em Queensland, Austrália, sofreu, no acumulado do segundo trimestre de 2011, uma quebra de 72% nos lucros líquidos para 16,1 milhões de dólares (cerca de 13 milhões de euros), anunciou a empresa na passada sexta-feira.
De acordo com a Bloomberg, a dívida da dona de marcas como Von Zipper e Element totaliza 851 milhões de dólares australianos, sendo que mais de metade vence em 2013. Numa tentiva de reduzir os custos em 30 milhões de dólares australianos, a Billabong já anunciou que vai cortar 400 postos de trabalho e fechar entre 100 e 150 lojas em todo o mundo (possui uma rede mundial de 677 pontos de venda).
Assim, apesar da proposta da TPG Capital, a Billabong está, por enquanto, a enveredar por outras soluções para amortizar a dívida, como a venda de acções. A empresa já alienou 48,5% do capital da marca de acessórios para jovens Nixon à Trilantic Capital Partners (TCP), numa operação de joint venture. Em comunicado, emitido no final da semana passada, a Billabong anuncia que estima encaixar cerca de 285 milhões de dólares americanos (aproximadamente 214,9 milhões de euros) com esta transacção.