Bienal’21 Fotografia do Porto arranca já esta semana

É já na próxima sexta-feira, dia 14, que arranca a Bienal’21 Fotografia do Porto. Até 27 de Junho, será possível visitar 19 exposições, incluindo “Trump as Five Different Races” com curadoria de Tim Clark. Destas, 15 irão decorrer em espaços no Porto, uma em Lisboa e três em ambiente virtual. Todas são de entrada gratuita.

“O que acontece com o mundo acontece connosco” é o mote da nova edição do evento, que convida a reflectir sobre o papel da humanidade no seu relacionamento com o planeta. No total, 16 curadores e 46 artistas nacionais e internacionais contribuem para mostrar ao público a interligação entre sistemas naturais e humanos.

«Os projectos apresentados resultam, em grande parte, de laboratórios de criação. Este é, aliás, um factor que distingue esta Bienal: proporciona um espaço de experimentação, que contribui para a produção e disseminação de perspectivas artísticas, acções e intervenções, que promovam uma mudança cultural e ética, que acreditamos ser tão desejável quanto inevitável», comenta Virgílio Ferreira, director Artístico do evento.

Está prevista também a primeira edição do workshop internacional “Art in Action – Climate and Social Responsibility”, cujo propósito é analisar estratégias de responsabilidade social e ambiental no âmbito da organização de festivais de artes visuais e mostrar. Os participantes terão oportunidade de perceber de que forma é que artistas, curadores e profissionais de artes visuais podem activar sua mensagem para gerar mudanças efectivas.

O workshop é de inscrição gratuita, mas limitada a um máximo de 20 participantes, e irá decorrer no Porto, nos dias 15 e 16 de Maio.

A Bienal Fotografia do Porto é organizada e produzida pela plataforma Ci.CLO em co-produção com a Câmara Municipal do Porto. É, ainda, financiada pela Direcção-Geral das Artes, com o apoio mecenático do BPI e da Fundação ”la Caixa”, o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO e uma rede de vários parceiros como Pro Helvetia – Swiss Arts Council, Futures, Universidade do Porto, Parsons School of Design e Fotofestiwal.

Artigos relacionados