Bienal EXD regressa a Lisboa em Novembro
A Bienal EXD’13, evento dedicado ao design, arquitectura e criatividade e promovido pela experimentadesign, regressa a Lisboa entre 7 de Novembro e 22 de Dezembro com novidades ao nível do programa, conteúdos e parcerias internacionais. A 8ª edição do evento convida à descoberta das zonas de Belém e do Chiado através de um programa composto por exposições, open talks, conferências e intervenções urbanas.
A edição deste ano será subordinada ao tema “No borders” (“Sem fronteiras”), que remete para a ligação ao Brasil e à cidade de São Paulo, que irá receber a EXD’14, em Agosto do próximo ano. “A Bienal dá início a um processo inovador, lançando um tema que atravessa duas edições e dois países”, sublinha a experimentadesign em nota de imprensa.
O Convento da Trindade irá receber a exposição Identity, que pretende promover uma reflexão sobre os eventos culturais e de design, a construção da sua identidade e perfil, reunindo em Lisboa cidades como Londres, Bruxelas, Viena, Belo Horizonte, Moscovo, Istambul e Mumbai. Já o Palácio dos Condes da Calheta (situado no topo do Jardim Botânico Tropical) será o palco da exposição Unmapping the World que, sob a curadoria de Annelys de Vet e Nuno Coelho, irá apresentar um olhar sobre as práticas reactivas na realização de mapas e as formas poéticas da antropologia.
No Mosteiro dos Jerónimos terá lugar a exposição Metamorphosis que, em parceira com a Corticeira Amorim, explora “utilizações inovadoras e criativas da cortiça” por parte de nomes como Álvaro Siza Vieira ou Eduardo Souto de Moura. Já o Museu dos Coches será o palco de estreia do simpósio “O Futuro do Futuro”, em co-produção com o Festival IN, centrado no tema da economia criativa falada em português.
Outra novidade, o projecto de intervenções urbanas “Belém” vai ollhar “para esta zona da cidade, desenvolvendo um conceito integrador de design estratégico sustentável”. Integra iniciativas como a “Pelo Tejo vai-se para o mundo”, que visa a requalificação da passagem subterrânea pedonal que liga a Praça do Império ao Tejo e ao Padrão dos Descobrimentos.
A edição deste ano conta ainda com a EXD Mag, uma publicação digital disponível para iPad que terá toda a informação sobre a Bienal EXD’13.