Bicicletas partilhadas a caminho de Lisboa
A EMEL abriu um concurso público para a aquisição, implementação e operação de um sistema de bicicletas públicas partilhadas (SBPP) na capital portuguesa. A rede terá 1400 bicicletas distribuídas por 140 locais de Lisboa, segundo o comunicado enviado pela empresa à Lusa e citado pelo Observador.
Os lisboetas deverão poder usufruir da novidade já no próximo ano, sendo que o concurso público está aberto até 19 de Novembro, pelo que as empresas interessadas em instalar a parte física do sistema, incluindo os postos de recolha, devem preparar as suas candidaturas. A EMEL revela ainda que o investimento necessário fica a seu cargo e que o valor ascende a cerca de 28,9 milhões de euros, aplicados gradualmente durante os próximos nove anos.
No mesmo comunicado, a empresa explica que o custo final será sempre inferior ao investimento, dado que preveem receitas adicionais garantidas pela utilização das bicicletas e pela publicidade. Para além do investimento, também a gestão da SBPP será da responsabilidade da EMEL durante os nove anos referidos.