Biblioteca itinerante leva livros às Aldeias do Xisto

O jornalista e escritor João Ferreira de Oliveira decidiu levar a literatura ao interior de Portugal através de uma biblioteca itinerante. Durante um mês, vai andar ao volante de um carrinha recheada de livros para todos os gostos e idades, incluindo os leitores mais novos.

As Aldeias do Xisto serão o primeiro destino deste percurso que tem como “Viagem ao interior dos livros, das pessoas e do país” e que inclui também sessões de leitura nas escolas e ao ar livre, nomeadamente no centro das aldeias. A ideia é levar os livros a todos os locais onde houver pessoas dispostas a ouvir uma história.

A biblioteca itinerante parte de Lisboa na próxima quinta-feira e chegará a Figueira, em Proença-a-Nova no dia seguinte. Neste dia, haverá um encontro com Nuno Marçal, bibliotecário do concelho que estará à conversa com os habitantes da aldeia. Na sexta-feira, haverá também uma visita à Escola Primária da Aldeia do Xisto das Sarzedas.

Dentro da carrinha haverá cerca de 500 livros, com especial foco na literatura infantil, embora qualquer pessoa possa levar um livro para casa sem qualquer custo. Os títulos foram doados por editoras portuguesas e pela Citroën.

Depois das Aldeias do Xisto, a viagem segue para a Rota da Terra Fria (Trás-os-Montes), o Alentejo Interior e o Algarve Interior. A iniciativa pode ser acompanhar no Instagram e dará origem, mais tarde, a um conjunto de reportagens a publicar no jornal Público. Está prevista também uma série documental de quatro episódios e, ainda, um livro.

Conheça o programa completo para os próximos dias:

7 de Maio

  • Aldeia do Xisto da Figueira, Proença-a-Nova: Encontro com Nuno Marçal, bibliotecário de Proença-a-Nova e conversa com os habitantes da aldeia
  • Visita à Escola Primária da Aldeia do Xisto das Sarzedas

8 de Maio

  • Aldeia do Xisto da Cerdeira, Lousã: conversa com Kerstin Thomas
  • Aldeia do Xisto de Fajão, Pampilhosa da Serra: sessão de leitura com os habitantes

9 de Maio

  • Aldeia do Xisto de Fajão, Pampilhosa da Serra: oferta de livros e sessão de contos no adro da igreja
  • Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, Fundão: sessão de leitura na barca

10 de Maio

  • Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, Fundão: visita e sessão de leitura na Escola Primária

 

 

 

 

 

 

 

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...