Biblioteca de Mem Martins estreia código de cores para daltónicos

A Biblioteca escolar “Terra do Faz-de-Conta” da Escola Básica do 1º ciclo nº 2 de Mem Martins tornou-se a primeira a adoptar o ColorAdd, sistema de identificação de cores criado pelo designer português Miguel Neiva.

A biblioteca dispõe de centenas de recursos em diferentes tipos de suportes, como livros, CD-ROM, CD-Audio, DVD e vídeos, agrupados por assuntos, de acordo com a CDU (Classificação Decimal Universal), sendo associada uma cor a cada tema. A utilização dos símbolos gráficos que compõem o código do ColorAdd na lombada dos livros, nos porta títulos frontais, nos porta títulos das prateleiras e na sinalização lateral, lado a lado com a respectiva cor do tema da tabela CDU, permitirá aos alunos daltónicos “uma mais fácil integração social na biblioteca escolar”, anuncia a ColorAdd em nota de imprensa.

“O daltonismo é uma barreira para os alunos que chegam a uma biblioteca e procuram um livro autonomamente, tendo em conta que é precisamente a cor que diferencia a arrumação dos diferentes temas. Um acto muito simples para uns, mas difícil para quem tem daltonismo”, sublinha a ColorAdd.

O projecto, criado pelo designer português Miguel Neiva, é um sistema inovador que permite identificar a cor através de um código gráfico, replicando o conceito a partir das cores primárias e nos tons branco e preto.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...