Bial com medicamento nos EUA em 2014
O antiepilético da Bial, que já é comercializado na Europa desde 2009 sob a marca ZEBINIX, vai chegar ao mercado dos EUA no próximo ano sob o nome comercial APTIOM. O medicamento é o resultado de 15 anos de investigação e mereceu um investimento superior a 300 milhões de euros.
O antiepilético da farmacêutica portuguesa vai então chegar às farmácias norte-americanas no segundo trimestre de 2014, sendo este considerado um feito inédito para a investigação portuguesa já que é o primeiro medicamento inovador português a ser aprovado pelo regulador norte-americano Food and Drug Administration (FDA).
O mercado dos EUA é considerado como dos maiores a nível mundial com esta doença, o que torna ainda mais relevante a entrada da Bial. Ao todo, estão de momento diagnosticados 2,2 milhões de doentes com epilepsia, os quais respondem por 50% das receitas totais de compra de medicamentos.
O medicamento, que será comercializado com a designação Aptiom através da parceira Sunovion Pharmaceuticals, melhora a eficácia do tratamento mas tem menos efeitos secundários.