Beta-i aponta à Europa e aos EUA para ajudar na transição digital verde

A consultora de inovação colaborativa portuguesa Beta-i, que já conta com um escritório no Brasil, pretende ampliar a ligação entre a Europa e o continente americano, nomeadamente os Estados Unidos da América, ao longo de 2022, acompanhando a transição digital verde da União Europeia a partir de Portugal e Bruxelas. Para tal, a empresa levou a cabo mudanças internas relativas à estrutura dos elementos da administração.

Ricardo Marvão, head of Global Sales, fixa-se em Bruxelas, antecipando as oportunidades de transição verde e digital a partir do novo ciclo de fundos europeus. Pedro Rocha Vieira, que orientava a operação em Portugal, segue rumo a Boston, nos EUA, para assumir a posição de CEO com o objectivo de iniciar a entrada no mercado norte-americano e reforçar a nova estratégia de internacionalização do grupo, ligando Portugal, Brasil, Bélgica e EUA. Por seu turno, Diogo Teixeira, ex-director de Operações, fica agora responsável pela empresa em Portugal. Quanto a Manuel Tânger, passa a responder como head of Future para o desenvolvimento da área de digitalização e conhecimento.

«Estas decisões de gestão acompanham uma nova fase de amadurecimento do ecossistema europeu de inovação e tecnologia, onde a inovação colaborativa ganha protagonismo acrescido e a inovação aplicada assume-se como estratégia incontornável de crescimento do mercado. Acompanhar o crescimento de clientes globais e estar em mercados maduros e relevantes para os desafios de inovação do futuro são os nossos objectivos para 2022», afirma, em comunicado, Pedro Rocha Vieira.

Além da reestruturação, a consultora que une empresas a startups de todo o mundo para criar soluções com impacto na economia e na sociedade e intensificará também o seu conhecimento em áreas fulcrais para a inovação. Esta estratégia passa por dois projectos: o Free Electrons, que já conquistou mais de 50 milhões de dólares em acordos comerciais ao longo dos anos, e o Aspban, um projecto de Economia Azul premiado pela União Europeia que está a criar hubs de inovação em 30 portos do Atlântico, sobretudo no espaço europeu.

Na área da sustentabilidade, a consultora também está a tentar impulsionar processos de economia circular nos segmentos de embalagens (programa Re_Source, com a Sociedade Ponto Verde) e pneus (Next Lap, com a Valorpneu e a Genan). No sector da saúde, a Beta-i está a explorar soluções para a doença de Alzheimer com a Roche, bem como para as áreas de oncologia e imunoterapia, com a Basi Farmacêutica, além de ter desenvolvido projectos com a Janssen e Novartis.

Artigos relacionados