BES quer recuperar a Esperança
O Banco Espírito Santo quer recuperar a Esperança. Uma iniciativa com duplo objectivo já que se implica, no concreto, a recuperação de uma aldeia alentejana, a da Esperança – no concelho de Arronches – e, a um nível mais global, o restauro do sentimento junto dos portugueses.
Será de resto sob este mote que arrancará no próximo sábado a nova campanha institucional do BES, assinada pela BBDO. Segundo Paulo Padrão, director de comunicação do banco, trata-se de uma iniciativa que procura desenhar um novo horizonte para a economia e sociedade portuguesas, assumindo-se o banco como um agente de responsabilidade social. E, em paralelo, dar uma maior visibilidade à aldeia de Esperança que, com 739 habitantes, conforme os Censos de 2011, apresenta uma população envelhecida e degradação em algumas infra-estruturas.
A campanha servirá para traçar acções de apoio social a famílias carenciadas e recuperar o património e cultura. O processo de recuperação já foi iniciado, tendo já sido realizadas obras para restaurar algumas habitações, o centro médico e a igreja.
A iniciativa passa por duas fases. Numa primeira, e para além dos esforços direccionados para a recuperação física da aldeia alentejana, será realizada uma campanha publicitária em televisão, imprensa, rádio, digital e redes sociais, que decorrerá a partir do próximo dia 22 até 13 de Abril. Estão já criadas parcerias com a Junta de Freguesia de Esperança, Câmara Municipal de Arronches e a Cáritas local, que prestará auxílio às famílias mais carenciadas. Alguns colaboradores do BES poderão ainda vir a participar em acções de voluntariado e Rui Porto Nunes, natural da região, será a cara da campanha.
No decorrer deste projecto, serão organizadas acções de literacia financeira relacionadas com a poupança e o microcrédito, um concurso de fotografia e uma corrida solidária no dia 13 de Abril, entre Arronches e Esperança, comprometendo-se o BES a doar cinco euros por cada participante que atravesse a meta. Existe também uma parceria com a TSF que irá transmitir um programa “Terra-a-Terra” directamente de Esperança.
Os progressos alcançados poderão ser acompanhados através de um jornal diário que estará disponível no site da campanha em www.recuperaraesperanca.pt, acessível a partir do dia do arranque da campanha.
A segunda fase do projecto diz respeito ao papel da instituição bancária na recuperação da confiança dos portugueses, mostrando-se disponível para apoiar a inovação e o pioneirismo numa época de contenção financeira. Esta campanha servirá ainda para apresentar a nova assinatura institucional do BES. “A pensar no futuro desde 1869” será o statement do Banco Espírito Santo que visa configurar a ideia de resiliência, sustentabilidade e um compromisso de permanência, transmitindo confiança para os portugueses que procurem investir o seu dinheiro.
Texto de Rafael Reis
Veja aqui o filme da campanha: