Bertrand instala livro gigante no Chiado
No próximo Dia Mundial do Livro, a Bertrand Livreiros vai levar a cabo um conjunto de acções, de Norte a Sul, para assinalar a data. A Rua Garret, no Chiado, em Lisboa, vai receber um livro gigante (de 2 x 2,5 metros), que estará à porta da Livraria Bertrand, e no qual os portugueses serão convidados a escrever uma frase da sua autoria, a partir do método “cadáver esquisito”. Esta é uma acção inspirada no jogo criado pelos surrealistas, em que cada interveniente contribui para a construção de uma história, que ninguém sabe como terminará. Pelas 10h00, o escritor Francisco José Viegas iniciará a história que terá o ponto final às 19h00. Ao longo do dia, outros autores vão contribuir para a história, entre eles, Mónica Marques e Afonso Cruz, ambos autores da Quetzal. A todos os que participarem na história, a Bertrand oferecerá um vale com 10% desconto que poderá ser usado na compra de qualquer livro nas Livrarias Bertrand, até dia 25 de Abril.
No mesmo dia, as cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Faro, Aveiro, Viseu, Guarda, Leiria, Vila Real, Castelo Branco e Aveiro recebem uma acção de book crossing. Numa iniciativa inédita, a Bertrand vai deixar 300 livros em sítios estratégicos das cidades e pistas serão dadas aos leitores, via Facebook e através do site www.bertrand.pt, de modo a que descubram o local onde os livros foram escondidos. Quem os descobrir primeiro, recebe-os como presente! Já as cidades de Coimbra, Viseu e Porto serão invadidas por sósias de escritores como Luís de Camões, Fernando Pessoa ou Eça de Queiroz, numa acção de guerrilha também com o carimbo das Livrarias Bertrand.
Ainda no âmbito do Dia Mundial Do Livro, a Bertrand do Chiado receberá, no dia 23 de Abril, às 18h30, a tertúlia “Ler no Chiado”, sob o mote “Nunca se publicou tanto, já se leu mais?”, em que participarão Fernando Pinto do Amaral, comissário do Plano Nacional de Leitura, João Rodrigues, da Sextante e Diogo Madredeus, da Cavalo de Ferro, a convite de Anabela Mota Ribeiro.