Bens tecnológicos vão ter grande procura na Black Friday, mas mercado vai descer até 7%

Se, em anos anteriores, a Black Friday foi condicionada pelo impacto da pandemia, escassez de oferta e subida de preços, em 2022, retalhistas e fabricantes têm de enfrentar não apenas a crise macroeconómica de inflação, o elevado grau de incerteza e os orçamentos reduzidos dos consumidores, mas também, uma quebra na procura devido aos efeitos de saturação e as elevadas referências (benchmarking) de 2021.

A conclusão é de uma análise da GfK que antevê um final de ano desafiador para o mercado mundial de Bens de Consumo Tecnológicos e Duráveis (T&D), com um declínio estimado de 6% a 7% em comparação com o ano anterior. Apesar disso, as categorias Electrónica de Consumo e Tecnologias de Informação deverão continuar a ter muita procura na Black Friday, principalmente devido aos grandes descontos nos segmentos mais baixos.

«Para a temporada de promoções deste ano, os grupos de produtos com uma procura particularmente fraca nos últimos meses, provavelmente terão descontos maiores. O que será especialmente verdadeiro para artigos de produção em massa, uma vez que os premium ainda registam uma procura estável e, portanto, exigem menores descontos», explica, em comunicado, Norbert Herzog, especialista da GfK em Bens Tecnológicos de Consumo e Duráveis. «As duas categorias mais importantes onde esperamos o maior aumento nas vendas, na semana de promoções da Black Friday em comparação com uma semana normal, serão, novamente, as televisões e os computadores portáteis.»

No que diz respeito aos Grandes Electrodomésticos (MDA), a GfK espera um crescimento menor das actividades promocionais na Black Friday, em comparação com os Bens Electrónicos de Consumo e TI, já que o mercado de MDA é comparativamente mais estável do que o mercado total de T&D. Os Grandes Domésticos (MDA) registaram uma queda de 4% no volume de vendas, entre Janeiro e Setembro de 2022, em comparação com o ano anterior. No entanto, as categorias MDA registaram vendas crescentes durante a época alta nos últimos anos. Assim, a GfK espera que os Grandes Electrodomésticos continuem a ganhar terreno na Black Friday deste ano também.

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