Bens de Grande Consumo crescem 1,6% no trimestre

Entre 27 de Fevereiro e 26 de Março, os bens de grande consumo (BCG) registaram uma quebra de 0,4% em valor, face ao período homólogo de 2016. Dados da Nielsen revelam que este período, no ano passado, correspondeu à celebração da Páscoa, tendo na altura conquistado um crescimento de 7,2%.

Em termos gerais, as marcas de distribuição foram alvo de uma evolução positiva de 3,4%, ao contrário das marcas de fabricante, que caíram 2,3%. Esta é a primeira vez que as marcas de fabricante apresentam resultados negativos desde o início de 2016.

No acumulado do primeiro trimestre, a Nielsen reporta uma “inversão de tendências”, com as marcas de distribuição e primeiro preço (MDD+PP) a crescer 3,5% (sobre um período negativo) e as marcas de fabricante a aumentar apenas 0,6%. No total, os bens de grande consumo cresceram 1,6%.

Análise sectorial

Na Alimentação, a quadrissemana que foi de 27 de Fevereiro a 26 de Março registou um recuo de 3% sobre um crescimento de 8,1% na Páscoa do ano passado. Trata-se do primeiro resultado negativo do sector desde Abril do ano passado. No acumulado do trimestre, as marcas de fabricante caíram 6,2% e as MDD+PP subiram 2,3%.

Nas Bebidas, o crescimento foi de 3,8% na quadrissemana em análise. Já no total dos três primeiros meses do ano, as MDD+PP aumentaram 6,6% e as marcas de fabricante 4,3%. No geral, o sector das bebidas é considerado o mais dinâmico do trimestre, tendo crescido 4,7% em relação a 2016.

Em Higiene do Lar, o crescimento foi de 7,1%, sendo a categoria mais dinâmica entre 27 de Fevereiro e 26 de Março. No acumulado do primeiro trimestre, é a única categoria em que as marcas de fabricante apresentam um crescimento superior ao das marcas de distribuição: +6,1% vs +0,4%. O crescimento total foi de 4,3%.

Por fim, a Higiene Pessoal cresceu 4,9% na quadrissemana em questão. Tendo em conta o período que vai de Janeiro a Março, as MDD+PP subiram 8,1% e as de fabricante somente 1,4%.

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