Benfica tem o primeiro estádio 5G de Portugal. Nos promete experiências imersivas

A Nos e o Sport Lisboa e Benfica estabeleceram uma parceria que culmina no “primeiro estádio 5G em Portugal”. A empresa de telecomunicações e o clube desportivo anunciam em comunicado que o Estádio da Luz é o primeiro a ser equipado com a quinta geração de comunicações móveis, passo que lhe permite aumentar a capacidade de rede e a velocidade.

«Este é um marco tecnológico de enorme relevância para a Nos, quer pela construção do nosso caminho de liderança no 5G, quer pela transformação do Estádio do Sport Lisboa e Benfica numa arena desportiva altamente digital e inteligente, única em Portugal», afirma Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da Nos.

Segundo o responsável, a Nos quer ser a primeira empresa a garantir o acesso ao 5G às pessoas e às organizações, «quando o 5G for uma realidade». Como o futebol é «um território natural para a tecnologia se desenvolver, faz todo o sentido criar, desde já, todas as condições para que isso aconteça».

A Nos prevê que a cobertura 5G possibilite uma experiência de acesso à internet móvel em média 10 vezes mais rápida, com velocidades superiores a 1 Gbps. Os adeptos e restantes pessoas presentes no estádio poderão, por exemplo, fazer downloads e uploads de fotografias ou vídeos de forma quase instantânea. As videochamadas, por seu turno, não sofrerão falhas, mesmo com o estádio na sua máxima capacidade.

Antes da pandemia, a média de volume de dados por jogo ultrapassava 1 Terabyte, de acordo com dados da Nos. Com o 5G, é expectável que este número duplique ou triplique, dependendo da adesão das pessoas à tecnologia.

O 5G abre também a porta a experiências imersivas combinadas com realidade virtual ou aumentada, como acesso a estatísticas do jogo em tempo real, possibilidade de escolher o ângulo a partir do qual se quer ver a partida ou streaming em direto. Destaque ainda para a optimização da operação do clube, em termos de medição da performance ou da melhoria das emissões televisivas, entre outros.

«O Sport Lisboa e Benfica é um clube onde a inovação está no centro da sua estratégia. Trata-se de um projecto transformador. Sermos o primeiro estádio 5G em Portugal é motivo de orgulho. Esta tecnologia ira aproximar ainda mais o Benfica dos seus sócios, adeptos e simpatizantes. Significa uma experiência melhorada neste estádio, para todos os nossos adeptos e para o Benfica, como organização», comenta Rui Costa, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica.

Segundo a Nos, a cobertura é assegurada através de antenas 5G instaladas em cada uma das palas do estádio. O projecto, desenvolvido ao longo dos últimos seis meses, envolveu mais de 20 profissionais.

Artigos relacionados