Benetton lança fatos de banho feitos a partir de resíduos e redes de pesca
O lixo de uns é o tesouro de outros, já diz o ditado popular e diz também a United Colors of Benetton. A marca italiana desenvolveu uma linha de swimwear composta por fatos de banho e biquínis fabricados a partir de Econyl, fibra de nylon 100% regenerada com origem em redes de pesca e outros resíduos (pré e pós-consumo).
Com sugestões para o homem, mulher e criança, a nova colecção ecológica “vem do mar e volta ao mar”, indica a Benetton em comunicado. Através do Econyl, a insígnia contribui para a reutilização de resíduos (como tapetes, por exemplo) que de outra forma acabariam no lixo. Assim, propõe reduzir o impacto ambiental decorrente da produção de novas fibras.
Para esta colecção, foram usadas cerca de 15 toneladas de resíduos, sendo que um quarto deste total provém de redes de pesca usadas. Segundo as contas da Benetton, esta aposta permite eliminar cerca de 90 toneladas de emissões de CO2 – o equivalente a 100 barris de petróleo. Além disso, o Econyl é infinitamente reciclável, o que significa que os fatos de banho ainda poderão dar origem a outros produtos.
A nova colecção, disponível a partir deste mês nas lojas físicas e online da Undercolors Benetton, é composta por duas linhas. Por um lado, a Basic, com cores primárias, sutiãs não acolchoados, push-ups, cueca e tanga com faixa lateral, com fita ou alça, fatos de banho completos, entre outros.
Por outro lado, a linha Sporty, com um estilo mais desportivo, conta com peças em que sobressai o elástico com as cores da marca que cruza a parte de trás do fato de banho. Há também modelos que realçam o peito e a cintura do biquíni.