Bell & Ross aponta aos jovens urbanos
A Bell & Ross apresenta, hoje, uma nova colecção de relógios que marca uma mudança na forma como se apresenta ao mundo. Mais urbana – ainda que em linha com os princípios da insígnia –, esta colecção “BR 05” foi desenvolvida a pensar em quem explora as cidades e procura enfrentar os desafios da vida moderna, tal como explica Bruno Belamich.
Em entrevista à Marketeer, o co-fundador e director Criativo da Bell & Ross explica como a caixa do novo relógio combina linhas redondas e quadradas, «a ligação que faltava». Bruno Belamich adianta ainda como será comunicada a novidade e onde será possível adquirir um destes modelos.
Por que razão sentiram necessidade de desenvolver uma colecção para um público mais urbano?
O objectivo foi desenvolver um modelo cuja forma ficasse entre o quadrado – o nosso ícone utilitário – e o círculo – que é mais genérico e universal. Esta nova gama é a ligação que faltava entre as nossas duas colecções e formas de caixa.
Quisemos criar um relógio com a icónica caixa Bell & Ross e fundi-la com uma bracelete em aço. Com esta nova linha em mente, não quisemos apenas criar um relógio urbano, mas sim, um relógio Bell & Ross criado para a cidade. O BR05 é o relógio quadrado, subtil, ideal para ser usado na cidade.
Qual é o público-alvo dentro do público urbano?
É um relógio moderno. Por isso, facilmente imaginamos um jovem homem urbano – que trabalha de fato e que se desloca de bicicleta – que aprecia objectos de design únicos. É o relógio ideal para um explorador urbano, ansioso por enfrentar os desafios da vida moderna, ao mesmo tempo que controla o tempo e o seu próprio destino.
Este posicionamento será alargado a outras colecções? É um caminho para continuar?
A questão era saber qual seria a possível evolução e direcção da nossa colecção nos próximos 5 ou 10 anos. É também um mercado onde a novidade é necessária. Devemos inovar constantemente e criar uma dinâmica, mantendo o sonho.
Quais são as principais características distintivas desta colecção?
Começamos com um círculo num quadrado, que é a base deste design. Mas gostaria de destacar a portabilidade/usabilidade deste relógio – um design integrado – a caixa e a bracelete fundem-se e criam uma peça uniforme.
Acima de tudo, é um relógio de 40mm – um tamanho universal. A caixa angular foi desenhada para se adaptar na perfeição a qualquer pulso, grande ou pequeno. Esta colecção vem com uma bracelete em aço, incrivelmente flexível, facilmente articulável.
Por fim, toda a gama BR05 está equipada com um mecanismo BR-CAL.321, com corda através de um peso oscilante de 360º, num trabalho aberto para que o movimento seja admirado na sua totalidade.
Apesar de apostarem num novo design, tentaram manter-se fiéis aos princípios da marca. De que forma?
De facto, a inspiração surge do nosso modelo icónico, o BR03, cuja essência vem do cockpit dos aviões. Como uma colecção complementar, e ainda assim muito Bell & Ross, mantemos os nossos códigos principais que são: a caixa icónica com um círculo num quadrado, o grafismo do nosso mostrador com os algarismos 12-6-9 e os 4 parafusos. É o que considero ser uma evolução deste ícone.
No ADN do BR05 está uma peça do painel de instrumentos. A ideia foi passar do mundo dos profissionais expostos a situações extremas para um cenário urbano; uma transição do off-road para o in-road.
De que modo será comunicada esta colecção?
A colecção será lançada a nível global e em simultâneo nos vários países onde a marca está presente. Apostamos ainda numa campanha de OOH em aeroportos internacionais, como Paris (CDG), Singapura (Changi) e Nova Iorque (JFK).
Onde vai estar à venda?
Em Portugal, a nova colecção estará disponível na Machado Joalheiro (Porto); Torres Joalheiro (Av. da Liberdade, Lisboa); Espiral de Wagner (Amoreiras, Lisboa) e, no final do mês, estará também no El Corte Inglês (Lisboa).
Texto de Filipa Almeida