“Beba Com Cabeça” vai às Festas incentivar a beber álcool com moderação

O programa “Beba Com Cabeça”, que sensibiliza para o consumo moderado de álcool em grandes eventos, marca presença na edição deste ano das Festas de Lisboa para incentivar a adopção de comportamentos responsáveis.

Com o intuito de minimizar riscos, o programa esteve presenta no concerto de abertura no Terreiro do Paço e voltará às ruas para os espectáculos de encerramento nos dias 29 e 30 de Junho, na Torre de Belém.

Na Praça do Comércio foi instalado um balcão por onde passaram centenas de pessoas que contactaram directamente com o programa e os seus valores, focados no consumo consciente de álcool. Os visitantes foram incentivando a adoptar uma postura responsável, tendo ainda sido desafiados a participar no Quiz Consumo Responsável, que disponibiliza informações sobre os efeitos do álcool no corpo, recomendações de consumo ou mitos.

No âmbito desta abordagem, os visitantes ficaram ainda conhecer a app “Alcooladora”, uma ferramenta de informação que ajuda a calcular os efeitos do álcool no organismo. Direccionada exclusivamente a adultos com idade legal para consumo de bebidas alcoólicas, a app está disponível para dispositivos com sistema Android, no Google Play.

O programa distribuiu também diversos brindes, como tote-bags, bases para copos e snacks Fruut, incentivando assim a um estilo de vida saudável e aconselhando a conjugar a ingestão de água e alimentos com o consumo de bebidas alcoólicas.

A equipa do Beba com Cabeça vai ainda proporcionar uma formação a todos os trabalhadores dos bares oficiais do evento de encerramento das Festas sobre o serviço inteligente, garantindo a venda responsável e o cumprimento da lei do álcool.

«Para além de termos conseguido sensibilizar um elevado número de pessoas que passaram pelo nosso balcão, a nossa equipa de voluntários – formada por estudantes de Medicina – percorreu todo o recinto para tentar chegar ao maior número possível de visitantes, envolvendo-os nas acções que dinamizamos através de uma abordagem descontraída e informativa. Sentimos que as nossas recomendações foram muito bem recebidas, à semelhança do que costuma acontecer em todas as iniciativas deste programa», afirma, em comunicado, João Vargas, secretário-geral da ANEBE (Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas).

Artigos relacionados