“Beba com Cabeça” tem nova imagem e objectivos. Quer continuar a incentivar ao consumo responsável de álcool
“Beba com Cabeça” é um dos projectos mais antigos da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), nascido em 2000 para promover um consumo consciente de bebidas alcoólicas, especialmente em determinados contextos. Agora, numa era digital, a iniciativa é alvo de um rebranding para chegar a um número maior de pessoas, mas não só.
Em entrevista à Marketeer, João Vargas, secretário-geral da ANEBE, explica que o programa passa agora a ter um logotipo próprio, incorporado nas garrafas e na publicidade da ANEBE, «para tornar mais claro ao consumidor com mais de 18 anos, que pode e deve consumir as bebidas [da associação], mas que saiba o que está a consumir e quais os comportamentos mais responsáveis quando consome álcool».
Assim nasce um logotipo onde a letra “b” das palavras “beba” e “cabeça” assume a forma de uma gota, enquanto o círculo laranja a meio «serve para motivar o consumo de álcool (não é um vermelho de stop), mas com moderação».
Quanto às expectativas, o secretária-geral da associação revela um grande optimismo: «Vai ser um canal fundamental para reverberar todas as nossas actividades físicas e de intervenção no terreno, tal como fizemos este ano no Festival Rock in Rio, no Kalorama ou nas Gin Sessions, em São João da Madeira. Esta capacidade de ampliar a comunicação com todos os públicos do Beba Com Cabeça não demonstra apenas vontade e capacidade de intervenção na nossa indústria em matéria de consumo responsável, mas também que queremos dar aos consumidores toda a informação sobre bebidas alcoólicas e os efeitos dos consumos nocivos.»
Esta mudança surge ainda na mesma altura em que o Programa 100% Cool celebra vinte anos de actuação. Também levada a cabo pela ANEBE, a iniciativa junta-se frequentemente à PSP e à GNR para realizar acções de sensibilização nas estradas portuguesas e junto dos condutores. De acordo com dados recolhidos pela Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas, os jovens têm hoje comportamentos mais responsáveis e o 100% Cool vai apostar mais em sensibilizar a população com mais de 40 anos.
Volvidas duas décadas, João Vargas afirma que o balanço que fazem é muito positivo. «Foram mais de 35 mil condutores abordados, mais de 700 iniciativas com a PSP e GNR desde 2002 em todo o território nacional.» Além disso, o responsável que hoje há muitos grupos de amigos que quando saem à noite e consomem álcool escolhem uma das pessoas para ser o “condutor designado”, ou seja, o elemento do grupo que permanecerá sóbrio e fica encarregue de levar o carro no fim da noite. «É uma prática responsável que queremos continuar a promover nas nossas ações. Se ajudamos a salvar uma vida que seja, este programa já valeu a pena.»