Beastie Boys processam Monster Energy por violação de direitos de autor

A banda americana Beastie Boys, composta por Michael “Mike D” Diamond, Adam “Ad-Rock” Horovitz e da qual fazia parte Adam “MCA” Yauch, falecido em Maio deste ano, está a processar a marca de bebidas energéticas Monster Energy por violação de direitos de autor.

De acordo com informações do site E! Online, avançadas pela Exame brasileira, Mike Diamond, Adam Horovitz e Dechen Yauch, viúva de Adam Yauch e executora do seu testamento, avançaram com uma acção no Tribunal Federal de Nova Iorque para protestar contra o uso de partes de músicas da banda de hip-hop. “Sabotage”, “Make Some Noise”, “So Whatcha Want” e “Looking Down the Barrel of a Gun” foram algumas das músicas utilizadas num vídeo promocional publicado no site da Monster Energy.

O vídeo divulgava o “Ruckus in the Rockies”, um festival patrocinado pela insígnia de bebidas que combina música e snowboard, e foi publicado em Maio, pouco tempo depois da morte de Adam Yauch. As imagens dos filmes faziam-se acompanhar pelas músicas da banda.

Os Beastie Boys alegam que a Moster Energy tentou criar uma associação à banda, utilizando as suas músicas sem licenciá-las correctamente.

Ao website da Rolling Stone a banda explicou que a utilização das suas músicas pela marca de bebidas energétcias causará “danos irreparáveis” e pede a remoção do vídeo do website da insígnia. Segundo o mesmo site, Adam Yauch proibiu no seu testamento o uso da sua imagem, música e propriedade artística para fins publicitários. Os valores envolvidos no processo não foram especificados.

 
Artigos relacionados