Batch: Vestir a camisola dos clientes da encomenda à entrega
Fez uma compra online e quer que a entrega seja feita em duas horas? A Batch assegura-o, recriando o “espírito da marca” em todas as fases da logística (sim, incluindo no tracking!).
Texto de Maria João Lima
É uma empresa de logística, mas tem uma filosofia diferente. A portuguesa Batch quer deixar brilhar os seus clientes em todo o processo de venda e, nessa medida, assume-se como um white label que tem como objectivo prolongar a vida das marcas no tempo e no espaço. Como? Pedro Vasconcelos, o CEO da empresa, explica: «Quando efectuamos uma compra online, finalizado o pagamento, a marca morre para o consumidor, entrando em campo uma segunda marca: a da empresa de logística. Nós abdicamos da identidade gráfica da Batch no processo de tracking e personalizamos o mesmo com as cores e com o logótipo de cada cliente.» Além disso, a empresa também customiza o embalamento do produto de acordo com o livro de instruções da respectiva marca. Na prática, explica Pedro Vasconcelos, estes dois serviços dão a ilusão de que foi a empresa que vendeu o artigo que tratou de tudo até à entrega da encomenda. «Isto para uma marca é extraordinário, pois permite-lhe sobreviver − a nível físico e psicológico − muito mais tempo. E, no fundo, no fundo, não é por esta atenção contínua que uma marca “luta” diariamente?», pergunta.
Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Abril de 2023 da revista Marketeer.