Base nacional da Leroy Merlin começa a operar hoje em Vila Franca de Xira
O centro logístico da Leroy Merlin em Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, começa a operar hoje. A inauguração do espaço espera-se que aconteça na segunda semana de dezembro, segundo o site do jornal Eco.
Em construção desde janeiro de 2023, o pavilhão único com mais de dez hectares será o centro de distribuição nacional, localizado na Plataforma Logística Lisboa Norte, e reparte-se por dez células numa imensa nave industrial com mais de 100 docas exteriores para descarga de camiões.
Num grupo com faturação de 24 mil milhões de euros em 2023 e em que 75% do negócio se efetua por via rodoviária, segundo dados do grupo ADEO referentes a 2023, o centro de distribuição terá a missão de concentrar o papel das atuais cinco plataformas regionais.
Com mais de 5800 trabalhadores e 47 lojas em Portugal, a marca de bricolage, construção, jardinagem e decoração do grupo francês ADEO fica com o coração logístico num ponto estratégico do país.
As áreas variam entre os 3.700 metros quadrados dos inflamáveis e os 12 mil metros quadrados da maior das células, respeitando o limite mundial estabelecido pelo grupo ADEO, que não permite áreas superiores a 15 mil metros quadrados.
Com um pé direito de dez metros, as estantes alcançam o topo, numa altura equivalente a um edifício de três pisos. Toda a estrutura dispõe de dispositivos anti-incêndio, e na célula dos inflamáveis somam-se os springlers dispostos ao longo das próprias estantes.