Marktest: Política e Sociedade são os temas mais relevantes para os leitores de imprensa generalista
Os leitores portugueses de jornais e de revistas generalistas consideram que os temas de política e de sociedade são os mais relevantes nos títulos que consomem. A conclusão resulta da mais recente edição do estudo Press Insights, do Bareme Imprensa da Marktest, que identifica ainda os temas de noticiário internacional e os espaços de opinião entre os conteúdos informativos eleitos como os mais interessantes por quem lê imprensa nacional em papel.
A análise da Marktest considera de forma separada as preferências editoriais em jornais diários e semanais de informação geral e em revistas semanais de informação geral. E no que respeita aos jornais, os temas de política lideraram as preferências, com 53% de referências por parte dos inquiridos.
O pódio de temas destacados como mais interessantes pelos leitores de jornais fica completo com as áreas editoriais de sociedade (51%) e internacional (44,9%).
Já no que respeita às revistas generalistas, a preferência vai de forma clara para os temas de sociedade, identificados por 65% dos leitores deste tipo de publicações.
Seguem-se, nas preferências editoriais neste tipo de títulos, os espaços de opinião (57%) e, quase a par, os temas de ciência e tecnologia e os temas de política (47%).
O estudo Press Insights, do Bareme Imprensa da Marktest, permite também perceber qual o tempo médio que os leitores portugueses de jornais e revistas costumam investir no consumo deste tipo de meios.
O tempo médio total de leitura de imprensa situou-se perto dos 48 minutos, com algumas oscilações consoante a tipologia de jornal ou revista. Por exemplo, o tempo dedicado à leitura de jornais generalistas foi o mais alto, atingindo cerca de 52 minutos em média. Já na leitura de jornais desportivos verifica-se um tempo médio na ordem dos 36 minutos.
Nas revistas, o tempo médio dedicado aos títulos mensais é de cerca de 50 minutos, contra os 42 minutos dedicados às revistas semanais.